Para uma boa formação e desenvolvimento ao longo da vida, uma das coisas mais importantes para qualquer pessoa é aprender a ler e escrever. Entra na vida das crianças então a alfabetização, se iniciando no tradicional alfabeto e passando pelas infalíveis dicas para construções de palavras, o eterno “B+A= BA” e assim por diante. Apesar de tradicionalmente ser um processo no qual somos apresentados na infância, tendo o básico ainda na pré-escola e sendo plenamente estudado e finalizado entre o primeiro e segundo ano do ensino fundamental, a alfabetização também pode chegar somente na fase adulta, caso dos que não tiveram oportunidade do estudo correto.
Embora sejam duas fases completamente diferentes da vida, os exercícios e atividades de alfabetização são fundamentais para ensinar uma pessoa a ler e escrever.
Como fazer atividades de alfabetização?
Primeiramente vale lembrar que quanto mais dinâmica e envolvente for a atividade de alfabetização, melhor a mesma será absorvida pelo estudante, seja ele criança ou adulto. A forma de abordagem muda, mas a criatividade deve ser sempre levada em conta, se utilizando de jogos e dinâmicas par atrair o aluno.
Atividades de alfabetização para crianças
O ideal é unir a tradicional técnica do “B + A = BA” com atividades visuais, a memória fotográfica infantil ajuda a estimular o aprendizado, além de ser menos cansativo para a criança. Ou seja, vale juntar a formação silábica com desenhos, fazendo o aluno a formar palavras (mesmo que ele não saiba ainda o que está escrevendo) e ao final da união das sílabas, lá vai estar o desenho, mostrando à criança a palavra que ele formou. Brincadeiras como músicas com as sílabas. O que vale é a criatividade para entreter os pequeninos.
Atividades de alfabetização para adultos
A idéia de associar imagens à palavras também é válida. A diferença no caso é como esse material é feito. Ao invés de unir o que se escreve com uma imagem muito infantilizada, é aconselhável se utilizar de imagens mais reais. O motivo? Muitas pessoas que buscam a alfabetização depois de uma certa idade se sentem envergonhados e o fato das atividades parecerem muito infantis pode aflorar este sentimento desnecessário de vergonha.
Por isso, a tática é a mesma: se utilizar de imagens e atividades dinâmicas para ajudar na associação silábica e, por consequência, da palavra à imagem.
A sequencia para exercícios de alfabetização segue uma linha: alfabeto, formação silábica, palavras (normalmente segue-se a linha substantivo, adjetivo e verbo) formação de pequenas frases e orações, pequenos parágrafos e pequenos textos, para então ir aprofundando o aluno na leitura.