A auto estima é o sentimento que a pessoa tem por si própria, ou seja, é o amor próprio. Ter auto estima é saber de respeitar, confiar e, acima de tudo, gostar de si. Sem cobranças, sem conflitos.
Apesar de ser um assunto muito popular e simples, muitas pessoas não sabem as características da baixa auto estima e como podem melhorá-la. É preciso ter autoconhecimento suficiente para saber quando a autoestima está abalada e quando começa a interferir diretamente e negativamente na rotina diária.
Algumas de suas principais características são: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerto do que se é, sentimento vago de não ser capaz de realizar nada, depressão, não se permite errar, necessidade de agradar, de aprovação e de reconhecimento.
Causas da Baixa Auto Estima
Comumente, a autoestima pode começar a ser formada ainda na infância, dentro da própria casa. A maneira com que os pais e outras pessoas tratam as crianças pode gerar a quebra da autoconfiança e, consequentemente, o aparecimento da baixa autoestima.
Muitas vezes ocorre pela necessidade de aprovação dos pais, em determinadas situações que para as crianças – muitas vezes – são difíceis de lidar. Um bom exemplo é a exigência – por parte dos pais – de um padrão de beleza ou a necessidade de um rendimento excepcional na escola.
Alguns fatores que diminuem a autoestima são: críticas, autocríticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva, perdas e dependência (tanto financeira quanto emocional).
Como Melhorar a Autoestima?
Com a autoestima elevada, o indivíduo sente mais amor próprio, realização pessoal, autoconfiança elevada, melhora visível no rendimento profissional, paz interior, maior flexibilidade dos fatos, harmonia entre os sentimentos e opiniões, mais facilidade para dar e receber elogios, diminuição da ansiedade e da insegurança e, acima de tudo, diminui a necessidade de provação interna e pessoal. Em suma, a elevação da autoestima faz o indivíduo viver melhor!
Confira algumas dicas importantes sobre como melhorar a sua auto estima. Tais dicas foram cedidas pela psicóloga clínica Rosemeire Zago:
- Tenha autoconhecimento;
- Mantenha a boa forma física – goste da imagem refletida pelo espelho;
- Identifique também as qualidades e não somente os defeitos;
- Aprender com as experiências passadas;
- Trate-se com amor e carinho;
- Ouça sempre sua intuição;
- Mantenha um diálogo interno;
- Acredite que merece ser amado e é especial;
- Faça, diariamente, algo que o deixe feliz.
+ Curso relacionado: Curso para Aprender a Falar em Público
muito bom esse conteúdo