Pesquisas recentes apontam que o investimento com os cuidados estéticos entre a população da classe C vem aumentando anualmente – cerca de 20%. Tal aumento no consumo dos serviços tem sido o pontapé necessário para que muitos homens e mulheres invistam nos salões de beleza como um novo e lucrativo negócio.

Publicidade

Entretanto, para que um salão de beleza obtenha sucesso e bons números nos relatórios de faturamento é preciso planejar bem a abertura do negócio. Para auxiliar os novos empreendedores de plantão, preparamos este artigo com 10 dicas de como ter sucesso total em um novo salão de beleza. Aproveite as dicas e planeje a abertura de seu negócio.

como ter um salão de beleza

Publicidade

Dicas para um Salão de Beleza de Sucesso

1. Escolha do ponto: escolher um bom ponto é o passo inicial para o sucesso de um salão de beleza. Se o empreendimento for aberto em uma loja de shopping, o movimento natural do local auxiliará bastante na movimentação do salão. Já para os empreendimentos abertos em rua, é preciso prestar atenção no movimento, no público do bairro e nos comércios existentes na vizinhança, além da fachada do estabelecimento, a qual deve ser chamativa.

2. Colaboradores motivados: Para conseguir colaboradores realmente comprometidos, é essencial que os mesmos sintam-se motivados. Por isso – principalmente no caso dos salões de beleza – é válido investir em treinamentos e workshops externos, cursos específicos e bonificações extras.

3. Manter a equipe treinada: Para que a equipe do salão de beleza seja capaz de atender (e enfrentar) qualquer situação, é necessário que esta esteja muito bem treinada. Treinar uma equipe periodicamente significa investir diariamente no novo negócio!

Publicidade

4. Formar uma equipe vencedora: Para montar uma equipe vencedora e que realmente “vista a camisa”, é preciso selecionar colaboradores que estejam buscando muito além de um emprego ou dinheiro, mas que também se sintam realizados em fazer parte do negócio. Por isso, é recomendado investir forte na seleção de candidatos, realizando não somente testes técnicos mas também longas entrevistas pessoais.

5. Atendimento de qualidade: Oferecer um atendimento de primeiro linha é um item chave no sucesso dos salões de beleza. Dedique alguns momentos do dia para acompanhar o atendimento dos colaboradores, bem como se portam com os clientes. Caso note algo errado, converse individualmente e em grupo com os membros da equipe, focando os problemas de atendimento e demonstrando as soluções.

+ Confira também:

6. Erros de atendimento: Como notamos, o atendimento de excelência é o fator principal para o sucesso de um salão de beleza. Dois dos principais erros cometidos e que devem ser evitados é tratar os clientes com intimidade exacerbada e a demora no pronto atendimento, ou seja, deixar o cliente esperando no balcão ou recepção.

7. Clientes fidelizados: clientes satisfeitos tornam-se clientes fieis. Portanto, a fidelização dos clientes é algo que engloba todos os setores do salão, desde o primeiro contato com a recepção à finalização do processo e pagamento. Manter uma equipe motivada e bem treinada influencia diretamente nesta fidelização.

8. Atualização: Mês a mês o mercado da beleza disponibiliza novas técnicas e tendências. Manter os colaboradores do salão de beleza atualizados é necessário para que os clientes tenham acesso à tais tendências e novidades. Investir na exibição de vídeos tutoriais pode ser uma prática e econômica saída!

9. Administração de sucesso: Apesar de o salão de beleza ser um negócio rentável, é preciso saber que todo novo empreendimento necessita de um capital de giro e de um período para que os gastos sejam cobertos. O prazo médio para que um salão de beleza dê retorno é de 24 meses.

10. Fornecedores de qualidade: Escolher os fornecedores corretos também é um ato de extrema importância neste negócio. Uma boa dica é visitar periodicamente as feiras e workshops da área, as quais as principais e mais renomadas marcas da área expõe seus produtos. Nestas feiras também é possível conseguir os contatos e negociar preços com os futuros fornecedores!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *