Planos de viabilidade financeira de um negócio fazem parte do dia a dia de um tecnólogo em gestão financeira.
O curso de Gestão Financeira é uma graduação tecnológica com duração de dois a seis semestres. Este tecnólogo atua no planejamento financeiro, nos diversos níveis hierárquicos em que o departamento se organiza, e também na captação e nos investimentos das empresas. Todo negócio demanda este profissional, que pode trabalhar em empresas públicas e privadas de pequeno, médio ou grande porte.
As opções de empregos incluem ainda bancos, financeiras, agências de fomento, escritórios de investimentos, corretoras de valores, distribuidoras de valores mobiliários, cooperativas, consultorias e auditorias (inclusive como profissional liberal).
Curso de Gestão Financeira
Como todas as graduações tecnológicas, o curso de Gestão Financeira é eminentemente prático: os alunos são incentivados a estruturar planejamentos pessoais e profissionais viáveis, propostas de orientação financeira a pessoas, grupos, instituições do terceiro setor, indústrias, empresas de comércio e serviços. Algumas faculdades oferecem certificação intermediária como analista financeiro, após a conclusão de um número pré-definido de algumas disciplinas.
Uma vez graduado e inserido no mercado, o tecnólogo em gestão financeira pode complementar sua formação com um bacharelado em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas, como ênfase em finanças.
O tecnólogo em gestão financeira analisa demonstrativos contábeis, controla estoques, acompanha o faturamento e o fluxo de caixa, podendo também negociar empréstimos e antecipações de recebíveis com instituições bancárias, para manter a saúde financeira da empresa. Para obter destaque no mercado, o profissional precisa saber analisar a situação econômica do país, avaliando questões como inflação, nível de investimentos, prioridades governamentais para determinados setores produtivos, etc.
O profissional é procurado em todas as regiões do país, de acordo com as atividades produtivas de cada local. O salário para os recém-formados na região Sudeste é de R$ 1.500,00.
Outros Cursos de Gestão Financeira
Além dos cursos universitários, existem muitas opções para quem deseja melhorar a gestão de suas finanças pessoais ou de seu negócio. Na internet, é possível encontrar diversos cursos de gestão financeira, que abordam temas que vão desde a criação de uma planilha de receitas e despesas, para acompanhar o dia a dia financeiro da família, com vistas a aumentar a capacidade de poupança e criar um patrimônio no médio ou longo prazo.
Quem trabalha na área encontra cursos de atualização, extensão e pós-graduação na área na maioria das instituições de ensino públicas e privadas do país. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, oferece vários cursos presenciais e online na área.
Quem gere sua própria empresa pode se beneficiar com os cursos do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – oferece o curso de Gestão Financeira – do controle à decisão, cumprido em três meses de aula. Consulte o site www.sebraemais.com.br para obter maiores detalhes. O serviço mantém muitos outros cursos e serviços de assessoria para novos empresários.