Empresas que procuram saber a opinião de seus clientes e se os produtos e serviços que oferecem estão atendendo as expectativas, investem na pesquisa de satisfação do cliente.
Estas pesquisas podem ser aplicadas por empresas de qualquer vertente, tanto em forma de questionários simples, como através de aplicativos de computador. O que diferencia uma pesquisa da outra são as perguntas: para cada tipo de serviços, as perguntas devem ser específicas e direcionadas.
Abaixo, selecionamos um modelo de pesquisa de satisfação do cliente, o qual pode ser adotado por empresas que trabalham com produtos vendidos através de visitas, cujo são entregues posteriormente, mediante prazos de entrega. Confira!
Modelo de Pesquisa de Satisfação
1) A educação e cordialidade nas consultas de vendas, visitas e negociações tem sido:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
2) A receptividade, as solicitações, reclamações ou sugestões, tem sido:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
3) A qualidade de nosso produto está:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
4) A aparência da embalagem está:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
5) Quanto à entrega do produto, está conforme pedido:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
6) A pontualidade das entregas nas datas, horários com a documentação solicitada tem sido:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
7) O atendimento que a nossa equipe interna tem demonstrado está:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
8) A solução para problemas encontrados tem sido:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
9) A qualidade do produto comparando-se com modelo similar ao concorrente está:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
10) O prazo de entrega comparando-se com o concorrente está:
( )Ruim ( )Regular ( )Bom ( )Ótimo
Após aplicar a pesquisa e obter as respostas dos clientes às perguntas, os setores de controle de qualidade podem pensar em estratégias que visem melhorar o atendimento e também os seus produtos e serviços.
De acordo com as empresas especializadas em realizar este tipo de pesquisa, mais de 40% das empresas que utilizam os modelos de pesquisa de satisfação modificam os seus métodos de atendimento. Consequentemente, mais de 70% dos clientes modificam as suas opiniões, tornando-a totalmente positivas.
+ Mais modelos de pesquisa de satisfação podem ser encontrados pela internet. Dentre as vertentes, existem as pesquisas de satisfação de funcionários, de alunos, para empresas, etc. Alguns exemplos podem ser obtidos nos links abaixo:
- http://www.equestiona.com/cliente/P.aspx?PageNumber=1&SurveyID=88K2756
- http://www.knowkapital.com/extra/modelos/satisfacaocl/questionario_-_satisfacao_cl.pdf
- http://pt.surveymonkey.com/s/Satisfacaodecliente
- http://questionarios.com/modelo/pesquisa-de-satisfacao
- http://www.topconsult.com.br/questionario.php