A relação entre a população e a mídia: este é o foco de estudo do curso de Comunicação.
O termo comunicação abrange uma série de cursos de nível superior: jornalismo, publicidade e propaganda, editoração, rádio e TV, produção audiovisual, produção cultural, gestão da informação, relações públicas, etc. Em geral, as faculdades oferecem alguns semestres básicos para todos os alunos, para em seguida separá-los de acordo com a carreira pretendida. Em comum, quem se decide pelo curso de Comunicação deve ser curioso, original, criativo e crítico.
Curso de Comunicação (Graduação)
A maioria destas profissões pode ser adotada por formados em outras áreas. Recentemente, foi abolida a exigência do diploma para atuar como jornalista. Em outras áreas, não existe legislação específica para a atuação, como é o caso da propaganda. Muitas delas adotam a autorregulamentação, que estabelece critérios éticos para a veiculação da informação. Mesmo assim, o número de inscrições nos vestibulares dos cursos de Comunicação cresce ano a ano.
Faculdade de Jornalismo
Os jornalistas são os responsáveis pela pesquisa, coleta, análise e divulgação de informações de interesse público. Podem trabalhar também em assessorias de empresas públicas e privadas, divulgando suas ações: lançamentos, inovações, estratégias para aumento da produtividade e redução do impacto ambiental, etc.
Após a investigação, os jornalistas editam os dados obtidos, adaptando-os ao espaço destinado pelo veículo à notícia e também ao público a que a informação se destina, e também a fotos, gráficos e imagens que favoreçam a divulgação.
+ Confira: Faculdade de Jornalismo – Como é o Curso?
Faculdade de Publicidade e Propaganda
Os publicitários planejam, criam e produzem peças publicitárias, de acordo com a necessidade de seus produtos. Eles desenvolvem suas atividades de acordo com o perfil do consumidor a que o público se destina e precisam adaptar suas “ideias geniais” aos formatos oferecidos pela mídia.
Muitos profissionais leigos atuam na área, além dos formados em outras áreas, como webdesign e marketing. Diversos jornalistas atuam como redatores. Mesmo assim, o curso proporciona uma formação bastante abrangente e é bem avaliado pelos concluintes.
Curso de Editoração
Estes profissionais pesquisam as melhores formas para tornar atraente um material de comunicação, favorecendo a divulgação de informações, produtos e serviços. Eles utilizam diversos recursos de informática, como programas de tratamento de imagens e de computação gráfica.
Os editorialistas também avaliam a melhor periodicidade de um material – quando renová-lo num site ou quando publicar uma nova edição – e também o melhor momento para lançar um novo título no mercado, tendo em vista a sazonalidade e as características do público a que se destina.
Curso de Gestão da Informação
É o conjunto de técnicas para a coleta, processamento, armazenagem de dados e distribuição de informações para a comunicação interna de empresas, para grupos específicos (distribuidores, formadores de opinião, etc.) e para a população em geral.
O gestor da informação trabalha com a produção de todo tipo de informação pertinente à empresa, sua análise e disseminação e também controla o fluxo em que estas informações são repassadas. Todas as empresas de médio e grande porte e também os órgãos públicos demandam estes profissionais.
Faculdade de Relações Públicas
O RP é elo de ligação entre a empresa e a imprensa. Ele executa toda a estratégia de comunicação: lançamentos, utilização de novas tecnologias, inovações, estratégias de responsabilidade social e todas as ações de comunicação organizacional para o público interno e externo.
O profissional de relações públicas também desenvolve ações para a integração entre a empresa e a comunidade e organiza eventos promocionais, em conjunto com os departamentos de marketing.
+ Confira: Relações Públicas – O que é, O que faz e Salário
“Quem não se comunica se estrumbica”. O curso de Comunicação é destinado a todos os que conseguem manter bom relacionamento interpessoal e, principalmente, atentam à ética nestes relacionamentos.