O Exame Nacional do Ensino médio (ENEM) no início teve como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino médio em todo o Brasil, que começou com uma prova de 63 questões e uma redação e conforme o passar dos anos ganhou uma atenção especial de diversos órgãos de ensino, tanto do Ministério da Educação quanto das instituições de ensino superior.
E como este tipo de prova começou a ser exigida pelos órgãos de ensino superior como parte do processo seletivo, o governo decidiu mudar a fórmula do ENEM, agra com 180 questões e uma redação, além da duração do exame, que passou a ser de dois dias.
Inscrição ENEM 2015
Agora este tipo de exame ganhou uma função, que é muito mais vantajosa tanto para as instituições de ensino superior quanto para os alunos, ou seja, enquanto que as instituições de ensino utilizam o ENEM no lugar do vestibular, os alunos utilizam as notas do ENEM para conquistar a vaga em uma instituição de ensino particular ou esta nota é utilizada em uma fase dos vestibulares de instituições públicas, além do SISU.
E a grande vantagem do ENEM é que a nota que o aluno tira neste exame pode ser utilizada em várias faculdades ou universidades, com várias opções tanto de cursos, como de instituições para os alunos.
A principal vantagem das instituições é que podem utilizar a nota do ENEM ao invés de ter um próprio vestibular, ou usar a nota do ENEM como parte do processo seletivo próprio.
Para o ano de 2013, as inscrições estarão abertas a partir do mês de maio e um documento fundamental para se inscrever no ENEM é o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso não possua este documento, não conseguirá se inscrever.
Com o CPF em mãos, entre no endereço eletrônico da INEP e faça a sua inscrição, preenchendo todos os dados na ficha de inscrição.
Um dos aspectos importantes durante a inscrição é o preenchimento do questionário social, cujo objetivo é o governo conhecer diversos aspectos sociais dos candidatos do ENEM, como aspectos sociais, econômicos e culturais, entre outros tipos de questionamentos.
A data provável para o ENEM geralmente é no fim de novembro ou início de dezembro, mas sempre vale à pena lembrar que para obter uma boa nota, é imprescindível se preparar e nada melhor do que estudar sempre, além de fazer diversos simulados dos testes dos anos anteriores, para se obter uma boa nota neste tipo de teste.