A luteria é a arte da construção artesanal e reparo de instrumentos de cordas com caixas de ressonância.
“Luth”, em francês, significa alaúde, instrumento bastante popular na Europa, especialmente durante a Idade Média. O luthier é o profissional que cria e conserta instrumentos musicais como violas, violões, violinos, violoncelos, bandolins, cavaquinhos e guitarras. Existem cursos de luteria em diversos níveis e a profissão alia técnica e arte.
Curso de Luteria
Atualmente, é permitido o uso do termo “luthier” para designar o profissional responsável pela produção de cravos e instrumentos de sopro em madeira.
Por exemplo, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – disponibiliza um manual de luteria, um curso básico que visa profissionalizar crianças e jovens, em diversos sites (basta pesquisar UNICEF + luteria). O UNICEF apoia a Oficina Escola de Luteria da Amazônia (OELA) desde 2000.
O curso oferecido pela OELA é equivalente ao nível médio de ensino, permitindo o prosseguimento dos estudos em nível superior. É o primeiro curso de luteria regular reconhecido pelo Ministério da Educação, mas existem vários outros cursos no país. O Conservatório de Tatuí (SP) e o Instituto Preservarte, de João Neiva (ES), por exemplo, oferecem cursos gratuitos.
O material, baseado na obra do brasileiro Saulo Dantas Barreto, considerado o melhor luthier no país, aborda a evolução dos instrumentos musicais, a madeira mais adequada, ferramentas e a construção: confecção do tampo, braço, voluta, fundo, laterais, culatra, escala, cavalete e marchetaria, a personalização do instrumento.
Existem vídeos disponíveis, no site www.youtube.com, com o passo a passo da luteria, para amadores que queiram construir instrumentos por hobby e para quem trabalha na área e quer aprimorar sua técnica. Diversas organizações não governamentais também oferecem cursos, especialmente na periferia das grandes cidades. O Portal Aprendiz (aprendiz.uol.com.br) traz notícias da oferta de cursos de luteria.
Faculdade de Luteria
A Universidade Federal do Paraná mantém desde 2009, no campus de Curitiba, o curso de luteria, na modalidade graduação tecnológica. O curso envolve diversas áreas do conhecimento, como química, física, história da arte, música e desenho. É destinado a candidatos com habilidade para o trabalho em madeira e com boa capacidade de orientação espacial.
O curso tem 30 vagas anuais e a carga horária deve ser cumprida entre seis e oito semestres. São 1.800 horas de aula, ministradas em 2013 no período matutino. O ingresso no curso é realizado através do vestibular da UFPR e do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), geralmente realizado em novembro.
Os estudantes aprendem ainda língua estrangeira instrumental, cultura musical e identidade regional e nacional da América Latina, restauração, técnicas para economia de madeira, instrumentos de sopro em madeira, organeria (produção de órgãos e cravos), química dos vernizes, gestão e empreendedorismo, eletricidade, eletrônica e informática aplicadas, acústica e desenho técnico.