O curso de memorização abrange um conjunto de métodos e técnicas direcionadas para o melhor uso e preservação de uma boa memória, de modo a aplicá-las para um melhor desempenho nos estudos, no trabalho e até mesmo nas relações interpessoais, tornando o cotidiano mais prático e mais eficaz, até mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia.
Em linhas gerais, os conteúdos trabalhados nos cursos de memorização contemplam os seguintes aspectos: os tipos e fases da memória; tópicos sobre as vantagens e desvantagens em se adquirir métodos de memorização; os fatores externos e internos que influenciam no bom desempenho das técnicas e a apresentação, conceito e uso das técnicas de memorização de maneira aplicada e direcionada.
Curso de Memorização
É sabido que a capacidade de memorização do ser humano é infinita. Nossa mente é apta para guardar informações de várias naturezas, com a ajuda dos sentidos de que somos munidos, guardamos informações referentes aos cheiros, à visão, à audição e às mais diferentes sensações no decorrer de toda a vida. Desse modo, os cursos de memorização oferecem maneiras de se lembrar de mais de números de telefones, nomes, fisionomias, informações de textos lidos, formas e até palavras de outros idiomas.
De um modo mais abrangente, os cursos de memorização são baseados em processos de reprogramação da memória, isto é, em reavaliar de modo dinâmico e eficaz, as propriedades da mente, de modo a redirecioná-la para a prática da memorização de modo mais otimizado. Basicamente, os métodos relacionados à obtenção de uma boa memória estão atravessados por sistemas simples de conduta, referentes à atenção, à observação e a associação.
Para cada um desses sistemas, a recuperação da memória dentro do método do curso de memorização, funciona da seguinte maneira: ao passo que a atenção é o procedimento inicial de toda a etapa, a observação se configura como uma segunda etapa, em que o aluno aprende a considerar as coisas e situações que o circundam em seu dia a dia, para que, por fim, se faça a devida associação e registro, a fim de ligar informações umas as outras e delas se lembrar com eficácia.
Ter uma boa memória é uma qualidade precípua nas relações sociais e nas relações do trabalho também. Se não há memória fraca, há memória destreinada ou desestimulada, essa é a lacuna a ser suprimida pelos cursos de memorização, é como se o cérebro praticasse exercícios, em favor de seu bom funcionamento. Não perca mais tempo, faça já seu curso de memorização!