A mecânica automotiva cuida da conservação e reparos de motores. Um curso pode abrir as portas para novas oportunidades.
O curso de mecânica automotiva é uma boa opção para quem gosta de lidar com carros, motos, caminhões, etc. O profissional pode especializar-se em mecânica de motores, eletricidade e injeção eletrônica. Os melhores cursos são os que mesclam aulas teóricas e práticas, para que os alunos já obtenham experiência enquanto estudam.
No entanto, existem também cursos de mecânica automotiva online, inclusive gratuitos. Na internet, é possível encontrar diversos vídeos e apostilas sobre o tema, bastante úteis para quem quer conhecer as noções gerais e também para se manter atualizado com as novidades que chegam ao mercado.
Curso de Mecânica Automotiva
Os alunos do curso de mecânica de automóveis conhecem as características dos principais motores que equipam os carros brasileiros (General Motors, Ford, Fiat e Volkswagen): desmontagem, montagem, ajustes e regulagem, os defeitos mais comuns, suas causas e soluções, o funcionamento da bomba de gasolina, as diferenças entre distribuidor elétrico e eletrônico, os sistemas de freios, homocinético, caixa de direção, suspensão, diferencial, facão, cabeçote, câmbio; ponto e correia dentada.
Também são abordados os princípios do funcionamento do motor, os sistemas de arrefecimento, de alimentação de combustível e ar, de lubrificação, o controle dimensional do motor (cabeçote, bloco, virabrequim, cilindros, bielas e pistões), sistemas de ignição, sincronismo do motor; diagnósticos dos sistemas do motor, os quatro tempos do motor, diferenças técnicas de motores flex, a gasolina e a álcool, cálculos de cilindrada, taxa de compressão e estequiometria, análise dos gases expelidos e controle de poluentes, cabeçote do motor e válvulas, bloco, volante e acessórios do motor, reparos e ajustes dos componentes, sistemas de lubrificação e de arrefecimento, carburadores inteligentes, etc.
Na parte da eletricidade, são apresentadas as grandezas elétricas, símbolos e diagramas elétricos, tensão, corrente e resistência, tipos de circuitos, conhecimento do multímetro, testes de bateria, sistemas de geração, transmissão e potências, ignição eletromecânica e eletrônica, leitura e interpretação de circuitos automotivos, modo de funcionamento do motor de partida, apresentação de componentes, testes práticos, comandos e análise de circuitos, acessórios, chicote, circuitos impressos, esquemas de ligação, circuito de iluminação externa (faróis e lanternas), circuito de sinalização (luzes, ré, freio, meia luz), circuito de proteção de condutores (caixa fusíveis), circuito de reposição de carga (dínamo, alternador), sistema de partida (motor de partida) e sistema de acessório: limpador de para-brisa, desembaçador, circuito de ignição, com os principais defeitos, causas e soluções.
Os cursos que se destinam a formar profissionais – que podem atuar em oficinas de autos, concessionárias e seguradoras – duram oito meses, em média. Boa parte é organizada em módulos, permitindo que os alunos entrem em qualquer época do ano, concluindo o curso de mecânica automotiva ao terminar todas as etapas do programa.