Quem compra um carro não deve se ater a preço e condições de pagamento: é preciso verificar a depreciação do modelo. Confira os carros que menos desvalorizam.
Cada vez mais brasileiros se decidem pela compra de um carro 0km, recém-saído da fábrica. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o aumento real dos salários são os principais motivos para esta “corrida às concessionárias”. Mas é preciso verificar outras características, além do valor: consumo de combustível, acessórios, desempenho do veículo e a depreciação devem ser levadas em consideração.
Todo produto, quando é colocado em uso, começa a depreciar-se imediatamente, isto é, seu valor de revenda torna-se cada vez menor. A intensidade como o bem é utilizado também determina maior ou menor perda financeira: é evidente que o carro de um taxista perderá mais valor do que o de um aposentado que pouco usa seu veículo.
Depreciação dos Carros
Em geral, os veículos brasileiros são depreciados em 15,3% no primeiro ano de uso. No entanto, a Agência Autoinforme/ Molicar, encontrou modelos disponíveis no mercado que perdem menos valor, o que se torna uma vantagem na hora da venda ou troca: o motorista que se decidir por um novo modelo terá de desembolsar menos dinheiro.
O levantamento foi realizado com base nos preços praticados para a compra de carros 0km vendidos e novembro de 2011 e revendidos em no mesmo mês de 2012.
Os carros que MENOS desvalorizaram
O ranking dos menos desvalorizados
1º – Chevrolet Celta Life: 9,7%
2º – Fiat Mille Economy: 10,1%
3º – Fiat Palio Economy: 10,1%
4º – Fiat Strada: 11,3%
5º – Volkswagen Gol: 11,4%
6º – Fiat Uno Furgão: 11,8%
7º – Ford Ecosport: 12,2%
8º – Honda New Fit: 12,2%
9º – Fiat Siena: 12,4%
10º – Chevrolet Captiva, VW Voyage, Fiat Idea, Chevrolet Corsa Hatch: 12,5%
Os carros que MAIS desvalorizaram
Na contramão, alguns modelos apresentaram alta desvalorização, bem acima da média. É o ranking dos que mais perderam valor. São eles:
1º – Kia Carnival: 25,5%
2º – Chevrolet Omega: 25%
3º – VW Passat Turbo: 24%
4º – VW Passat Variant Turbo: 23,7%
5º – Hyundai Veracruz: 23,2%
6º – Kia Magentis Sedan: 23,1%
7º – Hyundai Santa Fé: 22,8%
8º – Kia Mohave, VW Touareg, VW Passat Variant: 22,5%
Informações importantes sobre depreciação de veículos
No entanto, há outras questões igualmente importantes: é preciso pesquisar o custo das peças de reposição e a disponibilidade destas mesmas peças nas oficinas autorizadas; são fatores que podem baratear ou encarecer a manutenção de um automóvel. O uso destinado ao veículo também deve ser avaliado: quem roda frequentemente por rodovias deve optar por autos equipados com motores mais potentes.
+ Leia também:
- Preço dos Carros no Brasil – Porque tão caro?
- Curso de Funilaria e Pintura
- Curso de Martelinho de Ouro
______