A Interbrand, consultoria que avalia anualmente as marcas mais valiosas no Brasil, publicou o ranking de 2012.

Publicidade

Mais uma vez, apesar de um recuo de 8%, o Itaú lidera as marcas mais valiosas do Brasil, com um valor estimado em R$ 22,2 bilhões. A avaliação é da Interbrand, empresa especializada em criação e reposicionamento de marcas no país e no mundo, que divulga anualmente, desde 1974, o ranking das empresas mais valorizadas.

Marcas Mais Valiosas do Brasil

Publicidade

Marcas Mais Valiosas do Brasil

As marcas são a identidade das empresas, que permitem enfrentar os períodos de crise com mais facilidade. Sem marcas consolidadas e reconhecidas pelos consumidores, a superação das turbulências econômicas seria muito mais difícil. Nos últimos anos, não têm faltado problemas, principalmente nos EUA e Europa, com vários países beirando a insolvência. As dificuldades globais influenciaram o desempenho das empresas brasileiras e reduziram o valor de seus papéis negociados em bolsas de valores. Este é um dos motivos que explica a redução do preço das marcas brasileiras.

A metodologia para avaliar o valor das marcas

O estudo utiliza diversas variáveis, entre dados financeiros, históricos das empresas, informações publicadas em pesquisas com os consumidores, dados de marketing, hábitos de consumo e dados sociais e econômicos do mercado em que as marcas são comercializadas.

As informações financeiras foram extraídas das demonstrações contábeis das empresas. . As receitas diretamente relacionadas ao cálculo do valor da marca foram consolidadas em quatro macrorreceitas: marketing, merchandising, pontos de venda e mídia. Os dados de pesquisa e outras informações foram utilizados de acordo com a evolução dos estudos realizados, até suas edições mais recentes. As projeções dos cenários futuros das marcas, para mensurar seu valor, foram conduzidas considerando a realidade de cada empresa e o nicho de mercado em que atua.

Publicidade

A pesquisa sobre os consumidores considera diferentes características como por exemplo faixa etária, nível de renda, distribuição geográfica e hábitos de consumo. Várias informações econômicas e sociais sobre o mercado que atua foram utilizadas. O estudo foi conduzido de forma independente, para contribuir com o mercado brasileiro, especialmente em novos projetos de marketing.

Marcas Mais Valiosas do Brasil

O Ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil

Entre as cinco marcas mais valorizadas, que representam cerca de 72% (R$ 96 milhões) do valor somado das 25 empresas com as marcas mais valiosas do país, figuram, após o Itaú, o Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol. A marca Bradesco valorizou-se em 11% e supera os R$ 15 bilhões. Em seguida, vêm o Banco do Brasil (R$ 13 bilhões, variação positiva de 9%), Petrobras (R$ 10,6 bilhões, variação negativa de 8%) e Skol (R$ 8,5 bilhões, +17%). Verifique as 25 marcas mais bem avaliadas.

6º lugar – Natura (cosméticos) — R$ 7,3 bilhões — +29%

7º lugar – Brahma (cervejas) — R$ 5,1 bilhões — +17%

8º lugar – Vale (mineração) — R$ 2,5 bilhões — -7%

9º lugar – Antarctica (cerveja) — R$ 2,4 bilhões — +21%

10º lugar – Vivo (operadora de telefonia) — R$ 2,11 bilhões — +25%

11º lugar – Renner (loja de vestuário) — R$ 940 milhões — +12%

12º lugar – Cielo (operações bancárias eletrônicas no varejo) — R$ 868 milhões — +44%

13º lugar – Casas Bahia (rede de varejo) — R$ 701 milhões — +57%

14º lugar – Caixa Econômica Federal (banco) — R$ 680 milhões — +21%

15º lugar – Lojas Americanas (rede de varejo) — R$ 662 milhões — -6%

16º lugar – Oi (operadora de telefonia) — R$ 589 milhões — +15%

17º lugar – Extra (rede de supermercados) — R$ 586 milhões — +18%

18º lugar – Net (operadora de TV a cabo) — R$ 397 milhões — +23%

19º lugar – Hering (indústria e varejo de vestuário) — R$ 389 milhões — +85%

20º lugar –Pão de Açúcar (rede de supermercados) — R$ 344 milhões — -11%

21º lugar – Banrisul (banco) — R$ 340 milhões — +32%

22º lugar – Havaianas (sandálias) — R$ 306 milhões

23º lugar – Totvs (empresa de desenvolvimento de softwares) — R$ 297 milhões

24º lugar – Ponto Frio (rede de varejo) — R$ 270 milhões

25º lugar – Magazine Luíza (rede de varejo) — R$ 250 milhões

Qual a marca mais valiosa do mundo?

A marca mais valiosa do mundo é a Coca-Cola, avaliada neste ano em US$ 78 bilhões pela Interbrand International. A empresa completou 125 anos em 2011 e lidera rankings de diversas outras consultoras do mundo todo, quando o assunto é refrigerante.

Em seguida, com uma incrível valorização anual de 129%, vem a Apple, fabricante dos computadores MacIntosh, os preferidos pelos departamentos de criação das agências de propaganda. A lista das marcas mais valiosas do mundo é completada com a IBM, Google, Microsoft, General Electric, McDonald’s, Intel, Samsung e Toyota. Apesar da crise econômica, todas estas marcas apresentaram valorização positiva em 2012.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *