O mercado de trabalho está aquecido e fica mais fácil arranjar um emprego. Mas é preciso estar atento a algumas dicas.
De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, a taxa de desemprego no Brasil está em 5,3%, uma das mais baixas da história. No entanto, sobram vagas em todos os setores da economia: os desempregados são trabalhadores não especializados. Portanto, para conseguir um emprego, a primeira providência é adquirir habilidades e competências.
Quem foi demitido, no entanto, pode estar emocionalmente fragilizado. É preciso procurar entender as razões que motivaram a dispensa e, em alguns casos, procurar ajuda profissional para superar o momento delicado. Se a demissão foi provocada por falta de qualificação, é preciso ampliar o nível de conhecimentos. (Leia nosso artigo sobre seguro desemprego, aqui!)
Como Conseguir um Emprego
Além das diversas escolas de cursos livres presenciais e online, secretarias estaduais em emprego costumam disponibilizar cursos gratuitos de habilitação e requalificação profissional. Redação, idiomas (especialmente inglês e espanhol) e informática são boas opções para ampliar as opções de recolocação.
Currículo ideal para conseguir emprego com facilidade
Quem está desempregado deve atualizar seu currículo, incluindo a experiência acumulada no último emprego e eventuais cursos e palestras realizados. O currículo também deve ser direcionado para a área em que se pretende arranjar um novo emprego. É preciso lembrar que o currículo virtual deve ser bem resumido e conter palavras-chave, que são utilizadas nas buscas dos recrutadores, como idiomas, funções, formação e cargos.
Erros de grafia, concordância e regência são imperdoáveis num currículo, por causarem má impressão justamente no primeiro contato. Quem tem dificuldades com a língua portuguesa deve procurar alguém para revisar o texto antes de encaminhá-lo para qualquer empresa.
+ Confira também:
- Currículo Criativo faz a Diferença na Seleção de Emprego
- Dicas para fazer um Currículo com boas Qualificações
- Empregos Sem Experiência
Para conseguir se recolocar rapidamente no mercado de trabalho, é preciso acionar a rede de contatos, já que muitas empresas a indicação de parceiros e colaboradores para preencher as vagas. Converse com amigos e familiares, informando que está disponível. A rede social LinkedIn é a maior rede profissional da internet e funciona como uma pirâmide. Os contatos de cada pessoa vão sendo multiplicados pelos de seus amigos, aumentando as oportunidades de se obter uma vaga. Plaxo, Indica e Ecademy são exemplos de outras redes sociais de contatos profissionais.
Anunciar seu currículo na internet vale a pena?
É preciso inscrever-se também em sites gratuitos e pagos de empregos. Empregos.net, curriculum.com.br, monstersbrasil.com, vagas.com.br, ceatsp.org.br, empregos.com.br são sites gratuitos que permitem a publicação de currículos e a consulta de vagas. Lembre que anúncios classificados virtuais ou impressos são indicados para cargos técnicos e os de administração básica; não são adequados para executivos.
Muitas empresas não anunciam em classificados, apenas disponibilizam suas vagas em seu próprio site corporativo. Caso a busca pelo emprego seja específica – por exemplo, em agências de propaganda –, é conveniente acessar as páginas virtuais com frequência, para não perder nenhuma oportunidade.
As temidas entrevistas de emprego…
Roupas adequadas ao ambiente de trabalho, tom de voz normal, relaxamento e discrição são fundamentais quando um candidato se apresenta para a seleção. É preciso chegar com antecedência, já que um atraso seria visto como displicência inaceitável.
Antes de seguir para a entrevista, é conveniente pesquisar sobre as atividades desenvolvidas pela empresa e, durante a conversa, mostrar-se interessado, incluindo breves relatos de experiências pessoais que podem contribuir para o bom andamento da rotina profissional. O diálogo deve ser objetivo, sem prolixidade, e gírias e repetições precisam ser evitadas.
Os candidatos que buscam conseguir um emprego devem procurar aumentar seus conhecimentos gerais e manter-se atualizados sobre as notícias importantes do Brasil e do mundo. Muitos entrevistadores fazem perguntas sobre fatos recentes e algumas empresas cobram estas informações em testes, que podem ser eliminatórios.
+ Leia também: Profissões Mais Bem Pagas no Brasil
Em dinâmicas de grupo, é preciso encontrar uma forma de se destacar, sem procurar dominar o grupo. O candidato deve encontrar o meio termo entre a timidez e a extroversão. Esta modalidade de seleção busca identificar capacidades de liderança, de trabalhar em equipe, de relacionar-se com colegas e superiores hierárquicos. Títulos, idiomas e habilidades profissionais são avaliados em outros momentos do processo seletivo.
Para estudantes que querem emprego e estágio
Quem está estudando e procura o primeiro emprego pode cadastrar-se no CIE-E – Centro de Integração Empresa-Escola e sempre pesquisar no site sobre as vagas disponíveis.
O Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios – também oferece vagas. Além disto, profissionais de recursos humanos orientam os candidatos sobre as exigências do ambiente de trabalho e dão dicas de como se comportar em entrevistas e dinâmicas de grupo.
Mais de 20 mil empresas estão cadastradas no site www.estagiarios.com. O cadastro para estudantes é gratuito e o painel de vagas (também para trainees) é constantemente atualizado. O site também tem tira-dúvidas sobre estágios, conduta profissional e direitos dos estagiários.