Matrícula Fácil, um jeito simples e prático de se matricular na rede pública de ensino, confira as novidades no ingresso de escolas públicas do Rio de Janeiro.
A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro criou o projeto “Matrícula Fácil“, destinado ao ingresso de alunos nas séries iniciais do ensino médio e normal (para formação de professores, curso de período integral), módulo 1 presencial de educação para jovens e adultos (EJA), turmas do projeto Autonomia (níveis médio e fundamental – estes cursos adotam a metodologia do telecurso) e das fases VI do EJA (idade mínima de 21 anos, a serem completados até 31.1.2015) e 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série).
MATRÍCULA FÁCIL 2018 RJ
Trata-se de um cadastro único para ingresso de alunos nas primeiras séries dos antigos cursos ginasial e colegial, que não precisam mais se deslocar para diversas escolas em busca de vagas. O projeto “Matrícula Fácil” também elimina os concursos de seleção.
O projeto “Matrícula Fácil” também inscreve alunos para a 1ª série do ensino médio inovador, programa do governo federal implantado criado em 2009, que ampliou a carga horária e reformulou a grade curricular, criando oito macrocampos de estudo: Acompanhamento Pedagógico, Iniciação Científica e Pesquisa, Cultura Corporal, Cultura e Artes, Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital, Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
Os Estados que aderem ao programa recebem apoio técnico e verbas, através do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola. O ensino médio inovador só aceita alunos com até 20 anos.
Matrícula Fácil – Escolas Estaduais e Municipais
O programa prevê que as matrículas sejam feitas online, pelo site oficial do Matrícula Fácil 2018. Os candidatos podem fazer até cinco opções de curso, limitadas a três unidades escolares.
A pré-inscrição no Matrícula Fácil 2018 é simples: basta informar a data de nascimento, a série a ser cursada e onde foram cursados os anos anteriores (rede federal, estadual, municipal, particular, etc.).
Feito isto, abre-se uma janela para a informação dos dados pessoais: nome completo, sexo, endereço, telefone, nomes dos pais, RG, CPF e e-mail. É preciso informar também os documentos do responsável, em caso de o candidato ser menor de idade.
Em seguida, é feita a opção das escolas, turnos e modalidades pretendidas. Cada candidato precisa escolher ao menos duas escolas e três turnos, com exceção das localidades com apenas uma instituição de ensino. O site gera um protocolo de inscrição.
Efetivação da matrícula no Programa Matrícula Fácil 2018
A seleção será informada por SMS e e-mail, desde que o endereço eletrônico e o número do celular informados no cadastro sejam válidos. Neste ano, não serão enviadas cartas para os candidatos. É conveniente, no entanto, acompanhar o cadastro no site.
- Período de inscrição: 26/01 a 29/01
- Pré Matrícula: 03/02 a 05/02
O site www.matriculafacil.rj.gov.br disponibilizará as listas dos alunos, por unidade escolar. Uma vez selecionado, poderão ser feitas inscrições de alunos que conseguiram vaga na primeira fase do “Matrícula Fácil”. Alunos novos e também os que não confirmaram a matrícula poderão tentar obter uma vaga.
Com o número do protocolo, o aluno pode consultar sua inscrição e atualizá-la, alterando a(s) escola(s) pretendida(s). Este número deve ser guardado com segurança, pois sem ele é praticamente impossível alterar opções: na aba “atualize sua inscrição”, é preciso informar a data de nascimento e o protocolo; sem isto, o acesso é negado.
+ Confira também: Cursos e Inscrição FAETEC 2018
Escolas Participantes do Matricula Fácil
O site relaciona todas as escolas participantes do projeto Matrícula Fácil RJ, listadas por município e ano escolar a ser cursado. As escolas técnicas estaduais ficaram de fora deste programa.
No entanto, dos 92 municípios do Estado, 25 suspenderam a oferta de vagas para a fase VI do EJA e 6º ano do ensino fundamental, inclusive a capital, Rio de Janeiro (que concentra cerca de 40% da população fluminense). Em três municípios, o Estado suspendeu a oferta do 6º ano e em outros 31, a oferta da fase VI.
Alunos das demais séries devem fazer sua rematrícula ou solicitar transferência entre os dias agendados corr. Para se transferir, é preciso verificar a disponibilidade de vagas na escola pretendida.
O governo do Rio de Janeiro promulgou lei determinando que todas as crianças com cinco anos, a completar seis até 31.12.2014, terão vagas garantidas no 1º ano do ensino fundamental, ignorando ato normativo federal, que obriga a matrícula apenas para as crianças que completassem seis anos até 31.3 do próximo ano.
Em caso de dificuldades nas secretarias das escolas, os pais devem imprimir a íntegra da lei estadual 5.488/2009, disponível no site da secretaria de educação (www.rj.gov.br/web/seeduc). O ato normativo é posterior à lei, mas hierarquicamente inferior a um projeto votado pela Assembleia Legislativa e promulgado pelo governador do Estado.
Queria uma informação de vcs!!
Como funciona os cursos de graça?que nem eu estou terminando o segundo grau esse ano tenho 22 anos ,estou fazendo supletivo.e queria ver certinho com vcs .sera que vcs podem esta me respondendo o mais rapido possivel?
Boa tarde, quero fazer inscrição para o curso de ingles, espanhol, maquiagem mas não sei como fazer. Estou tentando mas está dificil!!!! Por favor me ajudem. Desde já agradeço
Estou tentando fazer minha matricula no curso mas nao abre a ficha de inscriçao.
jente como se escreve no enrique lage
gostaria de fazer matricula e por onde eu comeco
Bom dia não consigo fazer meu cadastro na internet para garanti minha vaga o que eu fAÇO