Muitas empresas estão sendo abertas no país; o marketing empresarial pode ser um importante diferencial no mercado.
Diz o ditado que “a propaganda é a alma do negócio”. Poderia ser acrescentado o adjetivo “boa”, para que isto se torne realidade: a boa propaganda é uma excelente alavanca, enquanto a propaganda inadequada ou mesmo ruim prejudica qualquer produto ou serviço. E, num curso de marketing empresarial, aprende-se a separar os bons e maus instrumentos.
Curso de Marketing Empresarial
Existem cursos básicos de marketing empresarial, alguns deles gratuitos, presenciais e online, que ensinam técnicas para desenvolver o planejamento e custos de campanhas publicitárias: anúncios comerciais, outdoors (inclusive locais estratégicos de instalação), malas-diretas, panfletagem, promoções, incentivo de vendas, fidelização de clientes, etc.
São excelentes ferramentas para ampliar os negócios e também para abrir novas empresas, como as famosas promoções de inauguração. A maioria das escolas de informática introduziu cursos de marketing empresarial entre as suas opções.
Exemplo de Marketing ruim
Entre 1980 e 1994, o Brasil viveu sob a hiperinflação. Chegou-se a um tempo em que não havia cálculo para formação de preços, que simplesmente eram majorados praticamente todos os dias. Nesse período, foi popularizado o famoso “ligue djá”: comerciais anunciavam promoções instantâneas: os clientes que ligavam em cinco minutos tinham direito a descontos incríveis. No dia seguinte, a promoção era outra e os presos já haviam subido.
Atualmente, várias empresas adotam esta estratégia, mas os resultados são muito fracos. Programas de TV em diversos horários apresentam os tais descontos apenas “nos próximos cinco minutos” e, no dia seguinte a promoção é repetida com as mesmas condições. A menos que o consumidor tenha sido recém-resgatado de uma ilha deserta, ele vai saber que não precisa correr ao telefone: além de a campanha ser perene, os clientes contam com a internet para pesquisar produtos similares, comparar preços e condições de compra.
Conteúdo dos Cursos de Marketing Empresarial
Os cursos livres, em qualquer modalidade (presencial ou a distância), começam pelo básico: o que é marketing, como utilizá-lo na gestão empresarial, qual a margem do faturamento que deve ser aplicada nas promoções e propaganda, noções de mercado, abordagem de clientes, etc.
A grade curricular é enriquecida com o planejamento estratégico da comunicação da empresa, identidade corporativa, programação visual do ponto de venda, o mix ideal de instrumentos de marketing para cada setor, análise das tendências do mercado, marketing de relacionamento, marketing de serviços, capacitação dos empregados, etc.
Pequenos e médios empresários podem complementar seus conhecimentos em cursos avançados, de acordo com as necessidades específicas de sua área de atuação. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) oferece diversos cursos e palestras, além de manter um serviço de suporte às estratégias de marketing adotadas.
Mas não só apenas os empresários que podem se beneficiar com estes cursos de marketing empresarial: estudantes também podem se qualificar e enriquecer seu currículo, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho. Profissionais de marketing encontram vagas no comércio, em agências de publicidade e propaganda e mesmo em órgãos públicos.
Cursos regulares de Marketing
Além dos cursos livres, de curta direção, são oferecidos cursos de marketing nos níveis médio e superior de ensino. Escolas técnicas de todo o país oferecem cursos gratuitos equivalentes ao antigo 2º grau, enquanto instituições de nível superior oferecem cursos tecnológicos de marketing (com duração de dois a três anos) e também cursos de extensão universitária e pós-graduação para formados em Economia e Administração, por exemplo. Também existem opções de cursos presenciais e virtuais.
O Ministério da Educação (MEC) inclui o curso técnico de marketing no eixo tecnológico “Administração e Negócios” e exige carga mínima de 900 horas/aula para certificar a escola; no entanto, em diversos Estados, esta carga horária chega a ser duplicada.
As escolas devem ser equipadas com biblioteca (com acervo específico e atualizado) e laboratório de informática, com programas voltados para o planejamento e para as ações de marketing: computação gráfica, tratamento de imagens, edição de vídeos, etc. Muitas escolas particulares também oferecem o curso, em todo o país.
+ Gosta de Marketing? Confira:
NEYMAR – Faturamento e Patrocinadores – Confira o marketing por trás do jovem craque!
Confira as Marcas Mais Valiosas do Brasil – Quais são as marcas brasileiras mais valiosas hoje em dia?
Networking – O que é? Conceito e Importância – Quem faz marketing, deve se atenter ao networking, confira!
Cursos universitários de Marketing
Diversas faculdades formam tecnólogos de marketing. É preciso verificar a grade curricular, uma vez que muitos deles dão ênfase à gestão de negócios, enquanto outros focam sua atenção no planejamento e criação de campanhas e peças promocionais.
Os estudos podem ser aprofundados em cursos de especialização e MBA (master business administration) e de pós-graduação lato sensu, ideal para quem pretende atuar na área. Também há cursos stricto sensu, para quem quer seguir a carreira acadêmica.