Visando uma maior igualdade entre os sexos, o Governo Federal lançou em 2010 um programa de auxilio para a formação profissional de mulheres em baixas condições financeiras, chamado Mulheres Mil. Esse programa, visa buscar a inclusão social deste público, inserindo uma profissional qualificada no mercado de trabalho e promovendo modos de melhorar a qualidade de vida de suas famílias.
Programa Mulheres Mil
Para esse ano o programa Mulheres Mil já anunciou a oferta de 20 mil vagas abertas ao longo do ano, sempre buscando melhorar a escolaridade e qualificação profissional das mulheres. As unidades de ensino que disponibilizarão os cursos são selecionadas pelo governo, totalizando cerca de 100 centros de ensino e 112 núcleos para os cursos.
O objetivo do programa é estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situações onde existam vulnerabilidade. Já a meta é formar mais de 100 mil mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano até 2014.
Já para os próximos meses o Governo anunciou a abertura de cerca de mais 10 mil vagas para cursos profissionalizantes e para aprimorar a escolaridade. Mas afinal, quem pode participar do projeto Mulheres Mil? As mulheres podem participar do programa são:
- Moradoras de comunidades ribeirinhas
- Trabalhadoras rurais
- Donas de casa
- Indígenas
Documentário Mulheres Mil
O ingresso da candidata ao curso varia de acordo com o mercado local. Esse programa do Governo Federal, possibilita que mulheres de comunidades com baixo IDH possam elevar sua escolaridade tendo assim acesso ao mercado de trabalho por meio de estímulos ao empreendedorismo e outras formas de empregabilidade.
Contar com o ensino básico já é um diferencial para entrar no mercado de trabalho, mas o curso profissionalizante é ainda mais destacado. Este tipo de curso ensina não só teoria, mas desenvolve habilidades que possibilitam a futura profissional a assumir vagas disputadas no mercado de trabalho. Por isso, o programa Mulheres Mil não só agrega conhecimento para as mulheres, mas também possibilita uma nova vida, com melhores condições de trabalho e, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida para toda a família.
+ Como conseguir o primeiro emprego ?
O Mulheres Mil vem se mostrando um grande programa de incentivo a qualificação profissional, e com a determinação das mulheres que estão participando do programa, diversos novos projetos já surgiram, confira alguns:
- Alimento da Inclusão Social
- Casa da Tilápia
- Cidadania pela Arte
- Culinária Solidária
- Desenvolvimento Comunitário
- Do Lixo à Cidadania / Pescando a Cidadania
- Inclusão com Educação
- Mulheres de Fortaleza
- O Doce Sabor de Ser
- Transformação, Cidadania e Renda
- Um Tour em Novos Horizontes
- Vestindo a Cidadania
Para conhecer mais sobre o programa Mulheres Mil e os projetos sociais que fazem parte do mesmo, bem como os estados que disponibilizam vagas e como proceder para se inscrever no programa, visite o site da instituição: mulheresmil.mec.gov.br.