Cursar uma faculdade de moda pode ser boa opção para você que sempre adorou produzir seu próprio visual e desenhar. Com um mercado de trabalho amplo e criativo, uma faculdade de moda pode habilitar a pessoa a se tornar um profissional da moda, desenvolvendo habilidades e incentivando o processo criativo, que sem uma direção correta, pode acabar não rendendo o esperado, mesmo de pessoas talentosas.
Faculdade de Moda
Com diversas etapas na produção de peças, elaboração de marcas e produção de desfiles, o mercado de trabalho para a área da moda é amplo, mas busca mão de obra qualificada para desenvolver produtos desde a etapa industrial, até os vistosos desfiles dos quais tanto ouvimos falar.
Existem opções de faculdade de moda para a formação de bacharéis ou tecnólogos, o que amplia ainda mais as opções de quem deseja ingressar neste tipo de mercado de trabalho.
Quem optar pelo curso de formação de bacharel em moda, deve saber que o curso tem a duração de 8 semestres (quatro anos) e o diferencial está na base teórica oferecida ao aluno, principalmente no início do curso onde já ouvimos relatos de pessoas que concluiram o curso de moda dizendo que os primeiros semestres são realmente bastante focados nas aulas teóricas, sendo lecionadas disciplinas que ensinam o futuro bacharel sobre história da arte e cultura da moda, por exemplo, além da prática de criação, desenho e estilismo.
Já o curso de moda que forma tecnólogos, tem duração que varia de 2 a 3 anos, mas sua grade curricular é bem mais voltada para a parte prática e desenvolvimento de habilidades. São ministradas aulas com ênfase no desenvolvimento de coleções, técnicas de estilismo e modelagem, além de corte e costura. São realizadas diversas oficinas focadas no desenvolvimento prático das técnicas utilizadas no mercado de trabalho da moda.
Alunas que estão cursando a faculdade de design de moda, nos contaram que uma das matérias mais interessantes e importantes é o “desenho de moda“, essa disciplina pode ser dividida em 2 momentos: “desenho artístico” (ou desenho fashion, como chamam algumas meninas) e “desenho técnico“. Algumas preferem o lado fashion, já outras preferem abordar a parte mais técnica do desenho, mas o que todas dizem é que saber desenhar é fundamental. É através do desenho que os projetos se iniciam e garantirá que certas idéias colocadas inicialmente no papel se materializem e se tornem verdadeiras peças de moda.
Faculdades de Moda no Brasil
Existem algumas faculdades de moda pelo Brasil. Na lista a seguir, confira as opções e os respectivos sites das instituições que ministram o curso de moda, onde você pode tirar dúvidas a cerda de horários de aula, grade curricular, endereços e valores de mensalidades:
São Paulo:
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC SP
- Universidade Anhembi Morumbi
- Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes)
- Faculdade Santa Marcelina (Fasm)
Rio de Janeiro:
- SENAC Rio e SENAI CETIQT RJ
- Escola de Moda Cândido Mendes
- Universidade Veiga de Almeida
- Universidade Estácio de Sá
Minas Gerais:
- Universidade Federal de Minas Gerais
Santa Catarina:
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Goiás:
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
Ceará:
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
Londrina:
- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Rio Grande do Sul:
- Universidade Feevale (Feevale)
Veja mais Escolas de Moda e seus respectivos endereços clicando aqui.
Cada faculdade se difere uma da outra tanto na questão de infraestrutura quanto em relação ao conteúdo abordado e os profissionais que são responsáveis por ministrar os cursos de moda. Cabe ao aluno interessado na Faculdade de Moda ou no Curso de Design com Habilitação em Moda conhecer o centro universitário que pretende estudar, e também fazer uma pesquisa com alunos já formados ou que já estão cursando para saber se recomendam a instituição para esse determinado curso.