Elencada entre as profissões mais importantes para a sociedade, o ofício de Assistente Social volta os olhos em especial para a população em situação de vulnerabilidade e risco. Quer descobrir o que faz, como se tornar e quanto ganha um profissional Assistente Social? Venha ver esse artigo!
O QUE É E O QUE FAZ A ASSISTENTE SOCIAL?
A performance do assistente social está orientada para o amparo e auxílio de grupos vulneráveis e desfavorecidos: menores abandonados e necessitados, adolescentes em condição de risco, desempregados, reeducandos carcerários e jovens em internamento socioeducativo, pacientes em internação (e seus familiares), toxicodependentes, etc.
Também é parte das suas tarefas organizar políticas públicas com o objetivo de fomentar a oferta de emprego, moradia, alimentação, educação, saúde, segurança, cultura, lazer e esportes para as populações em condições financeiras precárias/de baixa renda. A missão principal do assistente social é criar e atuar em projetos que promovam uma real transformação social.
- Em meio às muitas atividades praticadas pelo Assistente Social, alguns exemplos são aquelas listadas abaixo:
- Planejar, executar e dirigir projetos e programas sociais
- Estudar e pesquisar a realidade social
- Elaborar pareceres, relatórios e avaliações sociais
- Analisar, diagnosticar e apontar políticas sociais
- Dar consultoria e assessoria às instituições privadas e públicas, bem como às ONGs e movimentos sociais
- Orientar pessoas e grupos acerca dos seus deveres e direitos sociais
- Fazer a avaliação socioeconômica de indivíduos e grupos familiares para o recebimento de benefícios de segurança social
- Magistério acadêmico e pesquisa científica em universidades
ONDE TRABALHA O ASSISTENTE SOCIAL?
Os principais empregadores do profissional de Serviço Social são os órgãos públicos, já que o Estado é o maior representante e mantenedor dos direitos sociais da população.
Contudo, Assistentes Sociais também podem trabalhar para o setor privado e no terceiro setor (ONGs, Filantropias, Movimentos Sociais, entre outras), executando a elaboração de relatórios, pareceres, fazendo análises socioeconômicas, integrando equipes multidisciplinares, etc.
Tudo dependerá da especialização e da função ocupada pelo Assistente Social.
COMO POSSO ME TORNAR UM ASSISTENTE SOCIAL?
A profissão é regulamentada na legislação desde 1993, que exige o cumprimento do curso superior em Serviço Social, regime de licenciatura. Apenas os possuidores de diploma de licenciatura devidamente credenciados e registrados no Conselho Federal de Serviço Social podem atuar profissionalmente como Assistente Social.
O Brasil é um país considerado bastante problemático no campo social e, devido aos abismos da desigualdade social, a demanda por assistentes sociais aumenta continuamente. Por isso, a oferta do curso em universidades e faculdades de todo o território é consideravelmente fácil de ser encontrada.
Também é possível fazer o curso em modalidade EAD – Ensino à Distância – ou semipresencial. Para isso, entretanto, recomenda-se que o candidato observe a grade curricular, as exigências mínimas, a programação, a quantidade de horas e se o diploma concedido na finalização do curso é devidamente reconhecido pelo MEC.
Sem a validação do Ministério de Educação, não será possível ao candidato sequer se tornar um associado credenciado ao Conselho de Serviço Social.
A graduação tem duração de 4 a 5 anos, dependendo de cada instituição universitária, e exige uma parte prática (estágio) e apresentação de Monografia. Atualmente, está entre os cursos mais concorridos das universidades.
É necessário, em média, uma nota entre 600 e 800 no Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir ingressar no curso – obviamente, essa nota varia de universidade para universidade.
QUANTO GANHA UM ASSISTENTE SOCIAL?
A remuneração média de um assistente social no território brasileiro para Assistentes Sociais em começo de carreira oscila entre dois a cinco mil reais, dependendo do cargo ocupado, da região e do local de trabalho.
A profissão ainda não possui um piso nacional fixado em tabela, apesar dos esforços contínuos de há muito tempo em fazê-lo. Existe um projeto em tramitação, que tem obtido parecer favorável, mas ainda precisa ser sancionado, que pretende fixar o piso em R$3.720,00 para jornada de 30h semanais.
No serviço público, é comum a remuneração inicial de um Assistente Social com ensino superior rondar a faixa dos R$4.000,00 reais com progressão de carreira horizontal e vertical.
muito boa explicação sobre o que faz e quanto ganha, porem pensei q esses cursos oferecidos por esse tipo de cadastro que eu fiz era so pra cursos gratuitos!! mas pelo que entendi esse de assistente social e superior e tem q ser feito pelo enem