Quem está procurando emprego pode tirar a “sorte grande” nas Olimpíadas Rio 2016.

Publicidade

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos está oferecendo centenas de vagas de emprego, abertas para os mais diferentes profissionais e também para adolescentes que queiram participar das Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro, que serão realizados em agosto e setembro de 2016.

Como conseguir emprego nas Olimpíadas?

olimpíadas vagas de emprego

Publicidade

Atualmente, o site oficial das Olimpíadas (www.rio2016.com/participe/vagas). Quem quer conseguir um emprego certamente encontrará uma vaga para se candidatar. Estão sendo contratados diretores de competições (futebol, tênis e natação), auxiliares das operações aeroportuárias, vendedores de ingresso, especialistas em serviços para federações internacional e muitas outras.

A exigência básica para estas vagas de emprego é morar no Rio de Janeiro, ou ter disponibilidade para permanecer na capital fluminense durante o período dos jogos. O site apresenta um resumo das atividades e responsabilidades, os pré-requisitos para cada tipo de emprego, a formação escolar necessária (a maioria das vagas exige nível superior e fluência em inglês) e, em alguns casos, experiência anterior em atendimento a turistas e atletas.

conseguir emprego nas olimpíadas

Publicidade

Procura de vagas para as Olimpíadas 2016

De acordo com o comitê organizador das Olimpíadas, a maior dificuldade é encontrar candidatos para gestão de projetos, arquitetura e engenharia (estas três áreas concentram a maior parte dos postos de emprego abertos). Está prevista a contratação, ainda em 2015, de mais de mil pessoas.

Em 2016, a previsão é de que milhares de pessoas consigam um emprego nas Olimpíadas. Algumas vagas são reservadas a portadores de deficiência física ou mental (5% do total) e para afrodescendentes (25%).

Todos os contratados serão registrados em carteira e terão direito aos benefícios trabalhistas previstos na legislação, como plano de saúde, plano odontológico, férias proporcionais, depósitos no FGTS, seguro de vida, vale-transporte e vale-refeição.

Contrato por tempo limitado

O comitê organizador será dissolvidos alguns meses depois do encerramento dos Jogos Paraolímpicos, em 18 de setembro. Com isto, quem conseguir um emprego nas Olimpíadas ficará novamente desempregado, provavelmente em dezembro de 2016 ou janeiro de 2017. As demissões serão feitas na forma da lei, inclusive com o pagamento da multa de 40% sobre o FGTS.

No entanto, não é só comitê que está contratando. O Rio de Janeiro está se preparando para receber 400 mil turistas, que ocuparão principalmente a região olímpica de Copacabana (e também engloba Ipanema, Flamengo, Glória, Lagoa, Leblon e São Conrado).

Hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes estão sendo construídos, reformados ou ampliados. O número de leitos nos hotéis foi ampliado em cerca de 20%. Setores relacionados à infraestrutura também estão contratando.

rio 2016

Comece a se preparar

Para conseguir um emprego nas Olimpíadas Rio 2016, a primeira providência é atualizar o currículo, que precisa cadastrado no site oficial. É importante lembrar que este é um documento técnico, que deve ser bastante sucinto (no máximo, duas páginas).

Mentiras e “aumentos” devem ser eliminados. De nada adianta o candidato escrever “inglês fluente” se, no momento das entrevistas e dinâmicas de grupo, não conseguir entender o que o recrutador está dizendo. Uma folha de rosto pode ser anexada, com uma breve apresentação e a área de atuação pretendida.

Quem for selecionado para uma entrevista precisa deixar a timidez de lado. Este é o momento perfeito para apresentar as qualificações, a experiência profissional e acadêmica. Todas as informações pertinentes que foram resumidas ou eliminadas no currículo devem ser apresentadas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *