A moda é um mercado em expansão. Uma das opções é trabalhar em uma revista especializada da área, veja como nesse artigo exclusivo que preparamos sobre o mercado de trabalho, faixa salarial e que tipo de curso você deve fazer para trabalhar com isso.
Uma revista de moda exige a presença de diversos profissionais para criar, editar e produzir cada número da publicação. Para trabalhar no setor, especialmente nas revistas mais badaladas, como “Vogue”, “Elle”, “W”, “Harper’s Bazaar” e “Flaunt”, entre outras, é absolutamente necessária a formação em Jornalismo ou em Moda, com as exceções de sempre – os autodidatas – que apenas servem para comprovar a regra.
No Brasil, a maioria das empresas de moda – os ateliês, as maisons e as editoras especializadas – ainda sofre com gestões amadoras. Os profissionais contratados (especialmente os estagiários) fazem um pouco de tudo e, em alguns casos, o acúmulo de funções provoca verdadeiros desastres. A profissionalização, porém, é uma tendência irreversível e apenas jornalistas e bacharéis e tecnólogos em Moda bem qualificados conseguirão sobreviver.
O QI (“Quem Indica”) ainda é forte para trabalhar em uma revista de moda. Por isto, durante a faculdade, é importante aproximar-se dos professores, fazer estágios, estar presente nas mais diversas atividades extracurriculares e procurar obter destaque no trabalho de conclusão de curso – em geral, um desfile ou um editorial de moda.
+ Confira: Trabalhar com Editorial de Moda – Qual Faculdade Fazer?
Como Trabalhar em uma Revista de Moda
O gerente de marketing é responsável, entre outras coisas, pela popularização de grifes e estilos. Em poucas palavras, é o profissional que, depois de muita pesquisa, decide que o look romântico, por exemplo, irá predominar na próxima estação. Com esta informação, os editoriais de uma revista de moda serão, em maioria, dedicados a esta tendência.
A formação necessária é Jornalismo, Administração (com ênfase em marketing), graduação tecnológica em Marketing ou em Negócios de Moda. Informática e inglês são fundamentais e é preciso investir também em cursos paralelos, além de seguir as publicações e eventos do setor.
Enquanto o estilista desenha os modelos e referências para as próximas coleções, o modelista transforma o croqui em uma peça de vestuário. Em muitas ocasiões, a nova peça está ainda apenas na mente do designer e, por isto, as editoras contratam modelistas e estilistas para dar conta da produção fotográfica de uma revista de moda. Neste segmento, há muitos autodidatas.
Os fotógrafos são fundamentais em uma revista de moda. Trata-se de uma especialização: mesmo com um título de nível superior em Fotografia ou Vídeo, é preciso estar antenado com o mercado, conhecer os desejos e necessidades de produtores e consumidores e saber trabalhar com os modelos.
Além disto, um fotógrafo, em uma revista de moda ou em qualquer área, precisa ter conhecimentos técnicos de iluminação, composição e tratamento de imagens e trabalho corporal. As coleções de verão são retratadas no inverno e vice-versa.
+ Confira: Personal Stylist – O que é? O que faz? Curso e Informações
Trocando em miúdos, aquelas imagens maravilhosas de uma modelo de biquíni clicadas em praias paradisíacas podem ter sido obtidas – e quase sempre são – em dias frios e chuvosos.
O jornalista de moda opina e informa. Seus comentários podem detonar uma coleção ou auxiliar para que ela atinja as nuvens. Trata-se de um profissional fundamental para uma revista de moda, mas ele precisa “dar conta do recado”: domínio das tendências, de história da arte e do vestuário, conhecimentos que podem ser adquiridos em cursos livres ou até de pós-graduação.
Os consultores de moda (ou fashion stylists) ensinam qualquer pessoa a se vestir a partir de suas características pessoais, combinadas ao que é considerado elegante em determinadas situações.
Em uma revista de moda, uma coluna assinada por um consultor de moda renomado não tem preço. Mas é preciso muito trabalho – e uma boa dose de sorte – para que uma simples assinatura de transforme em uma referência.