O mercado de trabalho está constantemente evoluindo, o que faz com que ninguém tenha lugar cativo em seu cargo, logo é necessário estar sempre investindo na sua preparação, mesmo que você já tenha encontrado o trabalho dos seus sonhos e esteja estável, pois do contrário a tendência é que alguém mais bem preparado te substitua. Veja aqui como não ficar desempregado em épocas de crise como essa que o Brasil passa nesse momento.

Publicidade

Como Não Ficar Desempregado?

Você não quer perder o seu emprego? Então, desde já é necessário começar a investir na sua atualização, pois ficar parado no mesmo lugar é o primeiro passo para ser ultrapassado pelos demais profissionais. Há várias dicas simples, que podem ser incorporadas no dia a dia para te ajudar a sobreviver na nova realidade do mercado de trabalho.

desemprego

Publicidade

Acompanhe nesse artigo completo dicas fundamentais de como não ficar desempregado.

Esteja Sempre um Passo a Frente

Você acha que está na sua melhor fase profissional, fazendo o que gosta em uma empresa que reconhece os seus esforços? Tudo isso é ótimo, mas também tem um lado negativo, pois ao chegar neste ponto, muita gente acaba se acomodando achando que não precisa aprender ou conquistar mais nada em termos de trabalho.

Publicidade

Portanto, mesmo que você esteja em uma situação confortável é importante se preocupar em manter o seu emprego na empresa atual ou até mesmo saber quais são as possibilidades de trabalho em outras instituições.

É importante ficar atento a todas as portas que se abrem, fazendo networking com os profissionais do seu segmento. Dessa maneira, se você perder o seu emprego já terá mais facilidade para articular a sua recolocação no mercado.

+ Vale a pena ler: Como Fazer Faculdade a Distância

empregos

Fique Atento às Mudanças do Mercado

A pior coisa que um profissional pode fazer para a sua carreira e se alienar no emprego e manter o foco apenas na sua empresa. Para evitar esta situação, uma das melhores coisas a se fazer é ficar atento às mudanças do mercado. É necessário se atualizar sobre a sua profissão e as demais que estão relacionadas às suas atividades.

Além de prestar atenção nas alterações que ocorrem na sua área de atuação, o profissional também deve conhecer os fatores da sociedade que de alguma forma podem afetar o seu emprego como, por exemplo, a economia que tem influência direta em todas as empresas. Assim, é possível acompanhar o mercado e evitar ser pego de surpresa.

Esqueça o Conceito de “Emprego Para Toda a Vida”

Muito provavelmente, você tem casos na sua família em que uma pessoa está no mesmo emprego há mais de 15 anos. Ficar muito tempo na mesma empresa é um conceito antigo, que era tido pelas pessoas que se baseavam em uma relação de confiança com a corporação. Afinal de contas, quanto maior o período na mesma instituição, em teoria, maior seria o reconhecimento que se obteria.

No entanto, hoje em dia é preciso esquecer este conceito de “emprego para toda a vida“, pois trata-se de algo do passado. É necessário que os trabalhadores compreendam que terão vários empregos ao longo da vida e que não há nada denegativo nisso, pois o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e se o profissional está infeliz em uma empresa, ele deve ir atrás de outra que lhe ofereça melhores condições.

+ Leia: 10 dicas para passar em concurso público e ter emprego garantido

Nunca Deixe de Aprender

cursos de qualificação

Os melhores profissionais são aqueles inquietos, que estão sempre em busca de aprender algo novo. Não importa o quanto você já estudou na sua vida, saiba que sempre haverá espaço para aprender algo mais.

Sendo assim, procure manter uma aprendizagem contínua, o que pode ser feito por meio das informações dadas pelo empregador ou através de cursos relacionados à sua área profissional ou que de alguma forma possam te manter atualizado e te ajudar a crescer profissionalmente.

Robôs são Ameaça para Emprego

Certamente, você já ouviu uma estimativa científica de que no futuro os robôs irão substituir, pelo menos, 40% a mão-de-obra dos seres humanos. Bom, pode ser que estes aparelhos não cheguem em todas as camadas do mercado de trabalho, mas eles estão presentes como auxiliares na maioria das áreas profissionais.

Para não ficar desempregado, é recomendado evitar atividades em empresas que têm uma tendência em serem automatizadas, prefira aquelas que valorizam a criatividade e a interação humana.

Se Prepare para Buscar uma Nova Oportunidade no Mercado

Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado é recomendado se preparar, procurando obter novas informações sobre o cargo que está concorrendo e em relação à empresa como, por exemplo, a sua cultura, missão, ideais, potencial de crescimento. O ideal é optar por uma corporação que tenha uma filosofia que esteja em harmonia com a sua e com o que você espera de um emprego.

+ Confira: As profissões com mais oportunidades

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *