Uma agenda sobrecarregada prejudica a saúde e a qualidade de vida. Aprenda a lidar com ela.
A vida moderna tem tornado a vida profissional e pessoal bastante sobrecarregada. No trabalho, o acúmulo de funções e tarefas determina longas jornadas diárias, em detrimento de outras atividades, como vida em família, convívio com amigos, cultura e prática de esportes.
Os resultados são a sensação permanente de cansaço, o esgotamento de criatividade, a adoção de uma rotina mecânica – para dar conta da agenda sobrecarregada, mas só dela, sem espaço para novas ideias. No médio prazo, podem se desenvolver doenças de fundo emocional, como estresse e depressão. Confira excelentes dicas para organizar sua vida profissional e ter qualidade de vida pessoal junto as atividades modernas e corriqueiras do dia a dia.
De acordo com os hábitos e condições orgânicas de cada um – má alimentação, sedentarismo, sono insuficiente – podem surgir outros males, como diabetes tipo II, úlceras gástricas e duodenais, obesidade, hipertensão arterial, alterações cardiovasculares, etc. Mas, mesmo que nada disto ocorra, dedicar-se excessivamente ao trabalho pode transformar parentes e amigos em apenas lembranças em um álbum de fotografias. É preciso fazer, com urgência, uma correção de rota.
Saúde e trabalho
Apesar de haver muitos empresários conservadores, muitos contratantes já descobriram que é preciso incentivar o bem estar de seu pessoal. Não se trata de uma regalia: empregados satisfeitos produzem mais, relacionam-se melhor com colegas e clientes, faltam menos ao trabalho – porque contraem menos doenças e também porque sentem prazer em ir para a empresa.
A saúde é a principal ferramenta para desenvolver qualquer atividade profissional. Saúde, aqui é entendida em sua integralidade: física, mental e emocional. Mantê-la (ou recuperá-la) é fundamental para o sucesso dos negócios – e também para a satisfação pessoal.
Mas, mesmo quando a empresa oferece boas condições, muitos profissionais, de diversos níveis, sentem-se indispensáveis e não conseguem delegar tarefas, dizer “não” quando estão com a agenda sobrecarregada, obedecer a uma rotina desgastante – como participar de reuniões inconclusivas que se arrastam por horas.
Ninguém consegue trabalhar ininterruptamente. É preciso fazer pausas para descansar os olhos (um bom exercício é alternar imagens próximas e distantes, o que obriga os olhos a relaxarem), levantar-se e dar alguns passos para alongar braços e pernas.
Também é muito útil parar para tomar um cafezinho e aproveitar para conversar com os colegas. É importante tomar muita água (o que é mais uma pausa), para se hidratar, especialmente em ambientes com ar-condicionado. Mesmo nas empresas muito rígidas, pode-se aproveitar uma escapada para o banheiro e fazer alguns exercícios rápidos. O corpo agradece.
Hora do almoço
É um momento sagrado. Nada de recorrer a fast food ou, ainda pior, devorar um lanche na mesa de trabalho, entre chamadas telefônicas e leitura de e-mails. É importante aproveitar o intervalo para conversar com os colegas e fazer uma refeição completa (isto é possível até em restaurantes self-service).
Não é o momento de discutir questões de trabalho. O momento deve ser reservado para discutir futebol, moda, filhos, a última viagem de férias. Não se trata de perda de tempo, mas de ócio criativo: nosso cérebro é extremamente sofisticado e, enquanto conversamos sobre assuntos aparentemente banais, estamos abrindo espaço para encontrar a solução de problemas e a proposição de ideias para melhorar o cotidiano.
Trabalho, lazer e casa
O dia deve começar com um café da manhã tranquilo, de preferência com a família reunida. Quem mora sozinho ou tem horários incompatíveis com os demais membros da casa pode aproveitar para socializar com amigos e vizinhos, saboreando um café com um pão na chapa da padaria da esquina.
Ao se deslocar para o trabalho, é aconselhável fazer alguns trajetos a pé, especialmente para os sedentários. As caminhadas fortalecem músculos, ossos e articulações e permitem que a mente divague um pouco. Chegando ao escritório (loja, fábrica), dedique um tempo para cumprimentar os colegas.
As atividades profissionais devem ser feitas com organização e método, mas não devem ser mecanizadas. Identifique as tarefas mais urgentes e organize o dia para que seja possível voltar para casa – para a família, o cachorro, a novela – no final do expediente. Toda regra tem exceções, mas manter permanentemente uma agenda sobrecarregada é improdutivo, desgastante e, muitas vezes, inútil.
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