Muitas pessoas confundem, mas o radiologista não é um técnico de Raios X. Confira os detalhes da carreira.

Publicidade

Radiologista não é uma carreira única. Existem profissionais formados em cursos técnicos. De acordo com o Ministério da Educação, o curso técnico em Radiologia dever ter uma carga mínima de 1.200 horas de aula, em que são estudados os seguintes temas: biossegurança, física das radiações, anatomia e fisiologia, geração e aplicação de raios X, imagem para diagnóstico médico, proteção radiológica e dosimetria, processamento de filmes e imagens radiográficas, meios de contraste, técnicas de radiologia para adultos e crianças e semiotécnica.

A legislação brasileira afirma que só podem ser matriculados os alunos já tenham concluído o ensino médio e sejam maiores de 18 anos. Para obter certificado de conclusão, é preciso cumprir um estágio supervisionado de 400 horas.

Publicidade

radiologista

Curso de Radiologia

Em nível superior, há os cursos de graduação tecnológica em Radiologia, com duração de dois ou três anos (algumas disciplinas podem ser cursadas à distância) e a especialização médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (cursada em três anos, depois da obtenção do diploma).

Durante a graduação tecnológica em radiologia, os alunos estudam procedimentos de aquisição de imagem, emprego de técnicas apropriadas, cuidados com os profissionais e com os pacientes, princípios de radioproteção, manipulação, reconstrução e processamento de imagens e gestão de serviços de radiodiagnóstico. Algumas faculdades oferecem aulas de empreendedorismo. Os estudantes de Radiologia precisam se submeter a um estágio supervisionado de 500 horas.

Publicidade

Confira: Profissões do Futuro – Carreiras Promissoras

Em hospitais e clínicas, o tecnólogo em radiologia opera equipamentos de diagnóstico e produz ressonâncias magnéticas, radiografias convencionais e digitais e outros exames para diagnóstico por imagens.

Na área de engenharia (neste caso, o tecnólogo utiliza as imagens para identificar fissuras em tubulações e estruturas metálicas ocultas sob o concreto). O tecnólogo também pode trabalhar em tratamentos do solo, eliminação de bactérias e fungos (esterilização) e até prospecção e extração de petróleo.

Salário de radiologista: de R$1.200 a R$3.000, dependendo do estado brasileiro, nível de qualificação, experiência e local de trabalho.

radiologia

Médicos radiologistas

O médico radiologista executa diversos exames para um diagnóstico preciso dos pacientes. Ele avalia órgãos, ossos e outras estruturas anatômicas através de mamografias, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, densitometrias ósseas, etc. Em geral, o médico conta com o apoio de um técnico para a captação das imagens.

Depois de seis anos em aulas presenciais na faculdade, plantões, internatos e três anos na residência, um médico radiologista pode se especializar em traumatologia e ortopedia, radiologia desportiva, neurorradiologia, radiologia do abdômen, radiologia músculo-esquelética e radiologia infantil. Pode também optar pela carreira acadêmica (docência e pesquisa) ou desenvolvimento de novos equipamentos. Outros profissionais de saúde, como dentistas e veterinários, também podem optar por estas especializações.

Todos os profissionais de Radiologia precisam ser registrados no respectivo conselho regional, para poderem exercer a profissão. Para se destacar na profissão, é necessário se manter constantemente atualizado em cursos, palestras e simpósios. A radiologia vem se sofisticando cada vez mais, recebendo inovações tecnológicas constantemente.

+ Leia: Curso de Radiologia Técnico

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *