Já ouviu falar do curso de secretariado executivo? Esta área é importantíssima dentro de qualquer empresa, responsável pelo planejamento, organização e rotina de trabalho. O secretário executivo é o profissional que atua como um assessor imediato dos diretores e gerentes.

Publicidade

Existem dois tipos principais de curso de secretariado executivo: o bacharelado e o tecnológico. Entenda a diferença entre eles:

Secretariado Executivo

secretariado executivo

Publicidade

Bacharelado: fornece ao aluno conhecimentos que possibilitam a ele assessorar executivos de pequenas, médias ou grandes empresas. Este tipo de curso busca desenvolver, também, a capacidade de liderança, a autonomia e o senso de organização nos futuros profissionais tanto em tarefas administrativas, como também financeiras.

As matérias do curso de secretariado executivo envolvem responsabilidade social, finanças e contabilidade, além de disciplinas voltadas também para a área de humanas, como cultura, artes, cidadania, ética profissional e relações humanas.

Por fim, há as disciplinas específicas do curso de secretariado executivo, como redação empresarial, protocolo e etiqueta. Por fim, o estágio supervisionado e a apresentação de um trabalho de conclusão são obrigatórios neste curso, que dura, em média, quatro anos.

Publicidade

Tecnológico: este tipo de curso de secretariado executivo foca na automação do escritório, ou seja, oferece noções de transferências eletrônicas, armazenamento de dados e gerenciamento de informações de negócios.

As disciplinas são, geralmente, ligadas à área de administração e contabilidade, como cerimonial, técnicas de secretariado, protocolo e etiqueta, relações públicas e ética profissional. Para se formar, assim como no bacharelado, é preciso fazer o estágio supervisionado e apresentar um trabalho de conclusão, no entanto, o curso de secretariado executivo tecnológico tem a duração de, em média dois anos.

curso de secretariado

Quais as funções de um secretário executivo?secretariado executivo

É responsabilidade do secretário-executivo controlar arquivos, informações e materiais que chegam via correio, telefone, fax ou Internet. Ele também cuida da agenda do chefe ou diretor da empresa e toma as providências para que as rotinas administrativas se cumpram.

É de sua responsabilidade, ainda, gerenciar os processos financeiros e administrativos, além de abastecer a equipe com informações e comunicações internas e externas.

Que habilidades este profissional precisa ter?

Além de ser uma pessoa organizada, o secretário executivo precisa dominar alguns softwares específicos de planejamento de operações, como edição de textos (Word) e planilhas de contabilidade (Excel). Ele deve utilizá-las no momento de definir, monitorar e analisar a rotina dos diversos departamentos ou setores da empresa em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa.

O secretario executivo também redige documentos e, dependendo do porte e da política da empresa, também poderá interagir com clientes, portanto, domínio da língua portuguesa e ao menos do inglês também são recomendados.

Qual a faixa salarial deste profissional?

O salário inicial do secretário executivo gira em torno de R$ 2.500 e R$ 3.000, dependendo da empresa que o contratar. Trata-se, portanto, de uma área bastante promissora.

Conheça outras profissões com boa empregabilidade no Brasil: Empregos 2015 – Profissões em Alta no Mercado de Trabalho

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *