É a ciência que estuda o homem e sua trajetória no tempo e no espaço. Saiba mais sobre a faculdade de História.
Conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro: esta é a proposta e objetivo da faculdade de História, que leva o estudante a entender a trajetória da humanidade sob diversos aspectos, tais como a economia, cultura, cotidiano, etc.
O trabalho do historiógrafo de baseia principalmente na análise de documentos – manuscritos, impressos, objetos, gravações. Geografia, Paleontologia, Arqueologia, Antropologia, Economia, Ciência Política e Sociologia são algumas das ciências auxiliares da História.
Faculdade de História
A faculdade de História habilita o aluno para o bacharelado e a licenciatura. Com o primeiro, o profissional coleta dados (em pesquisas, entrevistas, estudos arqueológicos, etc.), faz a sua análise, identifica o período em que foram produzidos, confere a autenticidade e verifica a sua relevância e significado para o encadeamento dos fatos no tempo.
A licenciatura em História faculta ao bacharel a ministração de aulas nos níveis fundamental e médio de ensino, que pode seguir a carreira acadêmica, com mestrados e doutorados.
O termo “história” vem do grego e significa “pesquisa”, “conhecimento adquirido através da investigação”. Trata-se de uma das ciências humanas e, desta forma, não pode ser mensurada a partir de critérios objetivos: o historiógrafo sempre transfere, em suas análises, parte de seus conceitos morais, éticos e políticos.
O curso de História permite ao estudante interpretar os acontecimentos com criticidade, resgatando a memória da civilização e ampliando, desta forma, a compreensão da nossa condição enquanto seres sociais, que vivem em interação uns com os outros.
Curso de História
O candidato à faculdade de História deve se preparar para muitas leituras. Além das diversas ramificações da ciência – além da clássica divisão dos períodos: pré-história, idade antiga, média, moderna e contemporânea – o estudante terá que analisar a Antiguidade Oriental, história americana e brasileira (colônia, monarquia e república), história da arte, etc.
Também fazem parte da grade curricular do curso de História: sociologia, antropologia, metodologia, arqueologia, ética, política, economia, pesquisas em fontes escritas, visuais e orais e história local e regional. Algumas faculdades exigem a apresentação de uma monografia ou defesa de trabalho de conclusão para a expedição do diploma.
Onde Trabalhar depois de Formado em História
A principal ocupação dos concluintes da faculdade de História é o magistério (a disciplina é obrigatória até o final do ensino médio). Além disto, suas funções incluem a organização de acervos documentais (em entidades públicas ou privadas), a assessoria técnica a museus, editoras, produtoras de TV e vídeo (especialmente para filmes ou novelas de época e documentários), a pesquisa sobre empresas e instituições e a produção de artigos para a imprensa.
Atualmente, tem crescido a demanda pela reconstituição de histórias familiares e corporativas, pela organização de arquivos e consequente preservação da memória. Cidades históricas são também um bom nicho de trabalho para historiógrafos. Nas regiões mais pobres do país, a maior demanda é por professores; nas mais ricas, por pesquisadores.
O piso salarial para professores de História é, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), de pouco mais de R$ 1.500, por 40 horas semanais de trabalho. As instituições particulares oferecem maiores salários.