Ele planeja, organiza orienta e acompanha todas as etapas: conheça o dia a dia da profissão produtor de eventos.
Ter ideias originais, saber ouvir, ter boa capacidade de argumentação e convencimento são algumas das características esperadas em um produtor de eventos. A profissão é bastante dinâmica. Planejar festas, shows, formaturas, convenções, lançamentos, desfiles de moda, eventos esportivos, casamentos e outras comemorações para famílias, empresas públicas e privadas com criatividade é parte da rotina deste profissional.
O profissional também pode atuar em centros culturais, hotéis, hospitais, clubes, escolas e museus.
Faculdade de Produção de Eventos
Existem cursos de graduação tecnológica em produção de eventos (de cinco semestres), mas, como a profissão não é regulamentada, estes tecnólogos sofrem a concorrência de pessoas que fizeram cursos livres – às vezes de apenas dois meses – e mesmo dos que aprenderam a profissão trabalhando em uma agência de promoções ou um buffet.
Em empresas de maior parte, o trabalho do produtor de eventos é segmentado: enquanto um profissional cuida da sonorização, outros cuidam da iluminação, serviços de vallet, segurança, acomodações e alimentação. Em determinados eventos, é preciso providenciar o levantamento de tendas e outros locais de produção. As empresas menores quase sempre empregam menos pessoal, mas, em compensação, a jornada de trabalho é mais tranquila.
Como ser um bom Produtor de Eventos
Um produtor de eventos deve ser acima de tudo organizado. A agenda deve estar sempre em dia, para que nenhum detalhe passe despercebido. É necessária muita paciência para os contatos com fornecedores e clientes – que muitas vezes pedem projetos inexequíveis – e também disponibilidade de horários: boa parte das festas é realizada nos finais de semana. Festas e baladas com amigos nos sábados e domingos são raras na vida deste profissional.
Além disto, o produtor de eventos precisa ser responsável, ter boa comunicação, habilidade para tomar decisões, habilidade para gerenciar projetos e boa disposição física para lidar com verdadeiras maratonas festivas, ser ágil nas ideias e na execução. Por fim, é preciso que seja capaz de resolver “saias justas”, como um convidado que passou na medida nas bebidas ou um personagem típico em festas: o que aponta o dedo e diz: “você sabe com quem está falando?”.
Curso de Produção de Eventos
Várias faculdades oferecem a graduação tecnológica para produtores de eventos, entre elas, o SENAC de São Paulo, a Universidade Estácio de Sá, a Universidade Anhembi-Morumbi, a Universidade de Fortaleza, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Os alunos estudam análise textual, cultura brasileira, marketing, direito do entretenimento, gestão e produção de eventos musicais, de moda e de esporte e lazer, segurança em eventos, assessoria de comunicação, custos e orçamento, elaboração de projetos, programação visual, alimentos e bebidas, captação de recursos, logística de montagem e decoração, produção de eventos corporativos, técnico-científicos e culturais, oratória, administração de recursos humanos, etiqueta, cerimonial e protocolo, produção de feiras e exposições, técnicas de negociação, turismo e hotelaria para eventos, cultura empreendedora e produção para cinema.
A profissão de produtor de eventos também pode ser conquistada através de muitos cursos livres, presenciais e online – estes últimos bem mais baratos. A carga horária chega a 100 aulas nos cursos virtuais e o investimento fica em torno de R$ 120. Um produtor de eventos em São Paulo recebe pouco mais de R$ 700, desde que se encarregue de tudo, do planejamento à realização da festa.