Nós sabemos que o cardiologista cuida do coração e que o pediatra cuida de bebês e crianças. Mas, você por acaso sabe o que faz um Endocrinologista? Esta é uma área recente da medicina e, portanto, ainda há pouca informação e muitas dúvidas sobre este profissional.
A Endocrinologia é a área da medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas, que, por sua vez, são glândulas que regulam os hormônios existentes em nosso corpo. Para se tornar um médico Endocrinologista, o candidato precisa se formar em medicina e depois passar por dois anos de residência na especialidade ou por cinco anos de trabalho comprovado nesta área.
Além disso, o profissional precisa ser aprovado em um concurso que é realizado anualmente para receber o título de especialista pela e ter dois anos de residência na especialidade ou cinco anos de trabalho comprovado, além de ser aprovado em concurso anual para receber o título de especialista promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM.
O que Faz um Endocrinologista?
O especialista em Endocrinologia trata diversos distúrbios relacionados aos hormônios. Alguns deles são os seguintes:
Crescimento: algumas crianças apresentam crescimento deficiente, o que pode ocorrer por conta de alterações hormonais, genéticas ou nutricionais.
Reposição Hormonal da Menopausa: o Endocrinologista é o responsável por prescrever e executar o tratamento de reposição hormonal. Ele é um tratamento eficaz que é feito com hormônios iguais aos da mulher com o objetivo de amenizar o desconforto e os riscos que a menopausa pode trazer.
Distúrbios da Menstruação: alterações no ciclo menstrual, como menstruação desregulada, por exemplo, é um problema comum entre as mulheres e elas também podem significar problemas hormonais. Mais uma vez, o Endocrinologista é o especialista indicado para investir e tratar este quadro.
Obesidade: um problema que atinge muitas pessoas hoje em dia e traz risco à saúde de adultos e crianças, a obesidade também deve ser investigada por um especialista em endocrinologia. O quadro de obesidade pode acarretar outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e ortopédicas.
Diabetes: uma doença perigosa e silenciosa, se você tiver qualquer sintoma de diabetes procure imediatamente um endocrinologista. Você pode ficar com diabetes. Ele também é o médico que pode investigar e detectar o problema a tempo.
Excesso de Pelos: por mais que não seja um problema grave, o excesso de pelos pode causar impacto visual e desconforto para quem sofre com este problema, afetando a autoestima dessas pessoas. Este problema se deve ao excesso e hormônios e também exige uma visita ao Endocrinologista.
Quanto Ganha um Endocrinologista?
A média salarial de um endocrinologista no Brasil é de R$ R$ 5.000, podendo variar para mais ou para menos dependendo da experiência do médico-especialista e do hospital contratante.