Por mais que pareça uma função simples de executar, a profissão de recepcionista exige habilidades e características específicas, além de bastante preparo por parte do profissional, que precisa ser organizado, atento e saber lidar bem com o público em geral.
O campo de atuação é bem vasto: consultórios médicos ou odontológicos, escritórios de qualquer espécie (direito, contabilidade etc), bancos, hospitais, hotéis, pousadas ou agências de publicidade e viagem. Resumindo, todo e qualquer estabelecimento que precise receber seus clientes precisa de uma recepcionista para recebê-los.
O que Faz uma Recepcionista?
A principal função de uma recepcionista é atuar no atendimento ao público em geral, seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou formulário de contato. Este profissional pode realizar agendamentos de consultas ou visitas, orienta a chegada de pacientes, hóspedes e clientes em geral, dependendo de qual segmento está atuando.
No entanto, as funções não se restringem a isso.
Entre as responsabilidades dos recepcionistas também estão atuar na recepção, atender e filtrar visitas e ligações telefônicas, anotar recados e repassá-los, passar informações corretas para os visitantes, responder e-mails, se responsabilizar pela compra de material básico de escritório ou higiene, repassar e direcionar ligações, controlar o envio e recebimento de correspondências, auxiliar em pesquisas eventuais solicitadas pela diretoria, gerir e organizar a agenda do estabelecimento onde trabalha, garantindo que não haja conflito de datas e atendimento, sanar as dúvidas dos clientes, marcar reuniões e registrar toda e qualquer informação importante que diga respeito a rotina do local do trabalho.
Como podemos notar, é um trabalho para pessoas organizadas e multitarefas, que conseguem separar as informações de forma clara e que possuem a capacidade de se responsabilizar e desempenhar mais de uma tarefa/atividade de uma vez.
Com que áreas da empresa a recepcionista se relaciona?
Este profissional é responsável pela organização de todo o ambiente de trabalho e pelo atendimento ao público e clientes em geral, portanto, a recepcionista se relaciona com todas as áreas da empresa, atuando junto a todos os profissionais.
Qual formação um recepcionista deve ter?
Geralmente, as empresas exigem o segundo grau completo para contratar recepcionistas, não exigindo nenhum tipo de curso superior que, no entanto, pode vir a ser um diferencial. No entanto, algumas habilidades podem ser um diferencial: noções de informática (principalmente pacote office) e fluência em inglês são duas delas.
Quanto ganha uma recepcionista?
O salário de um profissional que trabalha como recepcionista costuma variar de R$ 950,00 a R$ 1.640,00. A média nacional fica na casa dos R$ 1.187,00. Estes valores podem variar de acordo com a experiência e qualificações do profissional, além do porte da empresa contratante.
Trata-se de uma profissão com bastante campo de atuação, que pode proporcionar oportunidades para quem optar por seguir neste ramo.