Elas formam profissionais para propaganda e promoções. Veja quais são as melhores faculdades de publicidade e propaganda.
O publicitário planeja, cria e escolhe os melhores veículos da mídia para divulgar produtos e serviços, sempre de acordo com os interesses do fabricante ou anunciante. Publicidade e Propaganda também trabalham no lançamento e reposicionamento de marcas no mercado. Em geral, um profissional de atendimento visita os clientes e traz as demandas para o pessoal de planejamento e criação, que traça as estratégias de apresentação. O lançamento de um novo produto pode ter um investimento de milhões de reais.
Melhores Faculdades de Publicidade e Propaganda
O mercado de trabalho, no entanto, já não está tão aquecido e, como a profissão não é regulamentada, os graduados em Publicidade e Propaganda enfrentam a concorrência de profissionais sem nível superior e, se estes tiverem domínio da criação e das ferramentas mais adequadas, darão muito trabalho nos processos seletivos, que, no Brasil, ainda ocorrem principalmente por indicação de amigos.
Portanto, para garantir “um lugar ao sol”, é preciso procurar as melhores faculdades.
Mesmo assim, as faculdades de Publicidade e Propaganda apresentam as maiores relações de candidatos por vaga: na última edição do vestibular da FUVEST, a concorrência foi de 50 para um, a quarta maior da USP. O fenômeno se repete no Brasil inteiro.
Antes de se inscrever para o processo seletivo, é preciso uma autoavaliação rigorosa: o futuro publicitário precisa ser muito criativo, comunicativo, com boa capacidade de inter-relacionamento e também para trabalhar sob pressão, já que os prazos para apresentação de uma campanha são pequenos e as equipes, bastante reduzidas.
Onde Fazer um Bom Curso de Publicidade e Propaganda?
Utilizando os resultados do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – e de rankings das melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do país (organizados por diversos meios de comunicação), sites de educação apontam o curso da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro como o de formação mais abrangente e com o maior número de graduados inseridos no mercado de trabalho.
+ Leia também: Marketing: Que Carreiras Poderei Seguir e Quais os Salários?
Em São Paulo, a principal opção é a Escola Superior de Propaganda e Marketing; aliás, a primeira faculdade a incluir conceitos de marketing do conteúdo programático, nos anos 1970. Até então, a grande ênfase ficava por conta das disciplinas de criação. O aluno pode direcionar o curso para as áreas como propaganda, marketing e comunicação integrada.
Outros cursos bem cotados são os oferecidos pelas seguintes instituições:
- Universidade Federal do Paraná;
- ESPM-Rio;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Uninorte (AM);
- Universidade de Fortaleza;
- UnB (campus de Taguatinga);
- PUC-GO;
- Universidade Federal de Goiás;
- PUC-MG;
- UNA (MG);
- Faculdades Integradas Barros de Melo (Olinda PE);
- Universidade Federal de Pernambuco;
- Universidade Católica de Pernambuco;
- Facha (RJ);
- Universidade Potiguar (RN);
- Universidade de Caxias do Sul (RS);
- FEEVALE (Novo Hamburgo RS);
- PUC-RS;
- Universidade de Santa Cruz do Sul;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Universidade de Santa Maria (RS);
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo RS);
- PUC de Campinas;
- UNASP (Itapecerica da Serra SP);
- Universidade Metodista (São Bernardo do Campo SP);
- Universidade de São Caetano do Sul;
- Universidade Mackenzie;
- FECAP-SP;
- FAAP-SP;
- Universidade Paulista;
- Universidade Anhembi Morumbi;
- USP.