Apesar de não ter o mesmo charme de algumas décadas atrás, o concurso para o Banco do Brasil ainda atrai muita gente.
Na última vez em que o Banco do Brasil publicou edital para concurso, mais de 260 mil candidatos se inscreveram em busca de uma das pouco mais de 8.600 vagas em todo o país. As vantagens são atraentes: além da estabilidade no emprego, comum a todos os concursos públicos, o pessoal do banco conta ainda com um plano de carreira bem estruturado, boa cobertura médico-hospitalar e odontológica, previdência privada, bolsas de estudos, etc. Os funcionários são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas as demissões são raras.
O salário para escriturário – a função de entrada no Banco do Brasil – deixa a desejar: pouco mais de R$ 2 mil mensais. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. As exigências são idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Quem exerce qualquer cargo ou função na administração pública direta ou indireta não pode tomar posse, a menos que abra mão do cargo anterior.
Provas para o Concurso do Banco do Brasil
O último concurso para o Banco do Brasil foi realizado pela Fundação Cesgranrio. O edital pode ser conferido no site www.cesgranrio.org.br. Os candidatos são submetidos a provas objetivas (70 questões de múltipla escolha, de conhecimentos básicos e específicos), com caráter eliminatório e classificatório, que incluem língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, atualidades do mercado financeiro, cultura organizacional, técnicas de vendas e atendimento.
Em uma segunda etapa, os candidatos classificados nas provas objetivas são submetidos a uma prova de redação, de caráter eliminatório. Os temas solicitados no processo seletivo de 2013/2014 foram: “Missão: ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do país e cumprir sua função pública com eficiência” e “Empresas com funcionários mais felizes conseguem resultados melhores”.
O edital do próximo concurso para o Banco do Brasil deve ser publicado no final de 2014. A aplicação das próximas provas deve ser realizada em março ou abril de 2015. O concurso não tem necessariamente caráter nacional.
Funções dos Aprovados no Concurso Banco do Brasil
Uma vez aprovado no concurso, o escriturário desenvolve as seguintes atividades: atendimento e prestação de informações ao público, comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil (cartões de crédito, planos de previdência privada, etc.), contato com clientes, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios, controles estatísticos, atualização e manutenção de bancos de dados digitais e outras atividades de caráter operacional.
Após um período de carência, os funcionários do Banco do Brasil podem se submeter a concursos internos para o provimento de cargos mais elevados na hierarquia bancária. Cursos de especialização (como o de caixa) também são oferecidos.