O profissional da área de marketing tem um perfil criativo e inventivo por natureza. Altamente capacitado para o estímulo à venda de produtos e de serviços e para a análise das oportunidades e possibilidades do mercado que estejam de acordo com a demanda em questão, com o propósito maior de satisfazer o cliente e ter retorno para a marca, pessoa física ou empresa para que preste seus serviços.
Ser comunicativo e ser antenado são também duas características fundamentais de quem quer seguir as carreiras relacionadas ao marketing, especialmente para uma época em que saber se interagir na sociedade digital é imprescindível.
Para tanto, o domínio das melhores maneiras de passar a mensagem aos seus clientes, funcionários e parceiros, com processos de planejamento e de criação e com o uso de dados estatísticos e de estudos, em favor do melhor modo de se entregar uma mensagem com eficiência.
Que Carreiras Seguir no Marketing?
- Comunicação corporativa;
- Consultoria;
- Desenvolvimento e inovação de produtos;
- Gerência de produto;
- Merchandising;
- Pesquisa;
- Marketing digital.
Saber identificar o perfil de seu consumidor e, em seguida, satisfazê-lo e mantê-lo é o desejo de toda a empresa, político ou atleta e, para isso, ela contrata os serviços de um profissional do marketing, temos então, o marketing esportivo, político ou empresarial, por exemplo. Com cada vez mais novas tecnologias e um consumidor cujo perfil está mais exigente e em busca de novidades, o profissional do marketing tem de se reinventar e acompanhar essas novas demandas.
Vale ressaltar que o mesmo marketing que outrora se associava mais à publicidade, está cada vez mais direcionado para o ramo das vendas, exigindo mais intuição, criatividade e ousadia daqueles que optam por suas carreiras. Atualizado, adaptável e familiarizado com as novas tecnologias e com as redes sociais: é isso que um profissional do marketing deve apresentar.
O que se sabe é que o mercado de trabalho continua em crescimento para as carreiras relacionadas ao marketing e que, com mais frequência, as empresas têm criado departamentos direcionados para esse tipo de atuação.
+ Leia também: Me Formei, e Agora? Como Procurar um Emprego?
Com isso, há algumas carreiras que são bastante relevantes para o exercício do bacharel da área, a saber: a comunicação corporativa, em que o profissional realiza ações e elabora material de comunicação voltadas para o próprio público interno da empresa; já o consultor de marketing é responsável pela prestação de assessoria a empresas para a promoção do lançamento de produtos em questão.
Já no caso da área de desenvolvimento e inovação de produtos, o profissional atua na identificação das necessidades que os consumidores têm e as convertem em ofertas, produtos ou prestação de serviços que os atendam, bem como cuidam da renovação de um produto já existente no mercado.
Se o profissional de marketing é gerente de produto, sua função envolve o planejamento das estratégicas de venda de um produto, desde quanto ele é lançado até sua chegada ao mercado; com o merchandising, o profissional planeja a inserção publicitária dentro do conteúdo dos meios de comunicação, assim como administra os resultados alcançados e, na pesquisa, a carreira consiste na obtenção de dados, em favor do conhecimento do mercado consumidor antes do lançamento de um determinado produto, bem como avalia o impacto de sua chegada naquela situação.
Quais os Salários em Marketing?
- Gerente Geral
- Diretor Comercial
- Diretor de Marketing
- Gerente Nacional de Vendas
- Gerente Regional de Vendas / Comercial
- Gerente de Desenvolvimento de Negócios
- Gerente de Marketing
- Gerente de Inteligência de Mercado / Planejamento Estratégico
- Gerente de Trade Marketing
- Gerente de Produto
- Coordenador de Marketing / Comunicação
- Coordenador de Inteligência de Mercado
- Executivo de Vendas
- Analista de Marketing